Publicado por Natália Constantino
Publicado a 5 de agosto de 2022
Os aplicativos de mensageria são um canal de extrema importância para qualquer empresa que deseje manter uma boa relação com os seus clientes.
Um exemplo disso, é o nosso case Swift, que registrou o aumento no número de clientes que compram via WhatsApp em 755% após a automação do aplicativo com um bot desenvolvido pela Elife.
Por que sua empresa precisa entender que o WhatsApp é tão importante? Olha só:
Os consumidores querem interações práticas, ágeis e resolutivas com as empresas. Os aplicativos de mensageria são canais populares nas interações de comunicação interna, com familiares e amigos.
Assim também é com empresas.
Suporte rápido, humanizado, comunicação fluída e bem pensada, o canal pode se tornar rapidamente um ponte forte para promover vendas e estreitar relações, fidelizando clientes.
.Utilizar o aplicativo com estratégia é a chave.
O WhatsApp é um aplicativo popular no mundo todo, com quase 3 bilhões de usuários cadastrados.
Bastando ter acesso à internet, é possível não apenas mandar mensagens, mas também realizar ligações, manter grupos e até realizar transações financeiras.
E para dar conta de tanta funcionalidade, o aplicativo foi dividido em vários níveis. Dentre eles, o WhatsApp Business.
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é tem um público alvo bem definido. Ele está direcionado para empresas que possuem um fluxo de comunicação moderado.
Assim como o WhatsApp comum, ele possui as funcionalidades citadas acima. Mas vai além ao fornecer alguns recursos pensados para empresas.
O mais popular é o selo de “conta comercial”, que provavelmente você já deve ter visto em interações com instituições.
Também disponibilizam uma área para catálogos, compras diretas pelo próprio aplicativo, e uma área de informações comerciais como site, endereço, maps etc.
Esses recursos são facilmente geridos pelo próprio dono do estabelecimento, ou um funcionário de cargo de confiança para a comunicação com o cliente.
O que é o API para o WhatsApp?
Como diversos outros aplicativos, o WhatsApp também conta com a possibilidade de integrações para ampliar a experiência.
E é aí que entra o API.
Empresas maiores, que possuem grande fluxo de mensagem, precisam contar com programações personalizadas para gerenciar o atendimento. Nesses casos, geralmente uma equipe é destinada à tarefa, não apenas uma pessoa.
Assim, entram softwares desenvolvidos por empresas especializadas em automação, como é o caso da Elife, para um suporte que entregue uma comunicação que funcione.
Esse tipo de estratégia precisa ser bem traçada para que os clientes sejam atendidos e não se frustrem diante de um canal que promete entregar facilidade e agilidade no atendimento.
Assista ao vídeo do case Swift:
Como funciona a estratégia de automação do WhatsApp pela Elife?
WhatsApp Business x API WhatsApp
Agora que você entende um pouco como funciona cada nível de funcionalidade do WhatsApp, vamos fazer um comparativo:
WhatsApp Business tem algumas limitações, tais como:
Já o API para WhatsApp com uma automação desenvolvida pela Elife:
O WhatsApp API é um “mundo” a ser explorado. Em suma, a API possibilita que a sua marca tenha uma comunicação de qualidade com os seus clientes.
A rapidez das respostas melhora a satisfação dos consumidores. Desta forma, o consumidor é atendido mais rapidamente e as empresas conseguem economizar com call centers, devido à grande probabilidade de migração do consumidor para o novo canal.
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