Publicado por Luiza Lima
Publicado a 15 de fevereiro de 2023
Passado, presente e futuro estão combinados no Museu do Computador, uma iniciativa que começou na década de 80 e segue, hoje, com versão no metaverso. Para conhecer sua história, entrevistamos Breno Valli, curador do museu, no episódio 18 de Stranger Topics, o podcast de entrevistas curtas que trata do universo das startups.
Breno Valli conta todas as aventuras que passou para conseguir reunir o acervo do museu. Área física era um dos problemas enfrentados para abrigar máquinas de dez toneladas, HD de 800 quilos e outras raridades. Uma história com toques de nostalgia para aqueles que assistiram a substituição dos mainframes por máquinas menores, mais velozes e mais inteligentes, em proporções geométricas.
A qualidade do museu é demonstrada a partir dos itens representativos que possui, como o IBM 1401. Como Breno explica, 1401 é o primeiro computador transistorizado de sucesso no mundo: é a máquina que aposentou os similares a válvulas e os eletromecânicos. No Brasil, só existem dois: um na IBM e outro no museu.
Hoje, o Museu do Computador está disponível para interessados em qualquer lugar através do metaverso, depois que todo o acervo foi duplicado virtualmente. O entrevistado também fala sobre como foi a construção e comercialização dessa versão do museu, que recebe visitas de alunos de todos os estados do país.
Estas são algumas das ideias que Breno Valli compartilhou em sua entrevista para o Stranger Topics – o podcast voltado para inovação e tecnologia, que sempre tem uma entrevista nova com profissionais que vivem a realidade das startups.
Escute o programa completo pelo YouTube:
E também pelo Spotify: