Publicado por Luiza Lima
Publicado a 28 de fevereiro de 2023
Sabia que trabalhar bem a presença do seu negócio no Google é tão (ou mais!) importante para a reputação da marca quanto avaliações em redes sociais? Dados indicam que 96% dos brasileiros pesquisam sobre as empresas antes de ligar para elas ou visitá-las.
Além dos usuários acessarem os perfis de negócios no Google para checar se um local está aberto e se possui determinado produto para buscar, a quantidade de buscas por locais próximos também tem aumentado. De acordo com o próprio Google, as pesquisas por “lojas perto de mim” no Google Maps dobram de volume a cada ano que passa.
Muitas empresas implantam um chatbot no Google Maps para facilitar o acesso dos clientes a informações como preços, horário de funcionamento e disponibilidade de produtos. Em uma conversa com o bot, os usuários ainda podem obter direções, fazer solicitações e tirar dúvidas sobre os serviços disponíveis em cada unidade do negócio.
De acordo com William Ferreira, Head of Operations da Elife, implantar chatbots no Google Maps também ajuda a atrair clientes. “O chatbot, por si só, acelera o processo de decisão de compra. Ao reduzir a quantidade de passos que o cliente precisa percorrer, a empresa reduz a jornada do consumidor e o aproxima da marca”, afirma William.
Para o usuário, é simples: basta clicar no botão “Chat”, ao consultar a localização da loja, que uma conversa com a empresa será iniciada. E, se houver um chatbot disponível para atendê-lo, as respostas serão obtidas em tempo real. Confira mais vantagens de implantar um chatbot no Google Maps do seu negócio!
Um chatbot é capaz de fornecer respostas diretas para as perguntas mais frequentes, diretamente no perfil da empresa no Google Maps. O que torna a experiência do usuário muito mais fácil e intuitiva.
Assim os usuários obtêm informações em menos tempo do que se ligassem para a central telefônica, por exemplo. Quando os bots são assertivos, oferecendo o que os consumidores realmente precisam, isso também gera economia de tempo.
Outra vantagem de usar chatbots no Google Maps está em oferecer recomendações mais precisas e úteis para os usuários. Com a API oficial do Google Maps, os bots são capazes de calcular a distância das lojas e o tempo que o usuário levaria para chegar nelas.
Dependendo das necessidades da empresa, também há opções de APIs do Google Maps que apresentam a rota até o local e os serviços disponíveis em cada unidade.
Outro diferencial dos chatbots é oferecer uma experiência de usuário personalizada. Afinal, os clientes se comunicam com o bot como se estivessem conversando com outra pessoa, e essa interatividade contribui para aprimorar o relacionamento com a marca.
Uma forma de tornar a interação mais agradável é contar com especialistas em atendimento na criação da árvore de decisão do chatbot. Dessa forma os consumidores sentem que a conversa flui mais naturalmente.
Através de recomendações precisas, respostas mais rápidas e uma interação personalizada, os bots tornam a navegação no Google Maps simples e eficaz para os usuários, aprimorando a experiência do cliente.
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