Publicado por Luiza Lima
Publicado a 15 de maio de 2023
Nuno Fernandes, da Zomato Portugal, é o entrevistado do episódio 22 de Stranger Topics, podcast dedicado ao mundo das startups. Ele conta como a Zomato, criada para agilizar a reserva em restaurantes, bares e cafés, se tornou uma ferramenta útil para 52 mil estabelecimentos e seus clientes.
A Zomato é um aplicativo que nasceu na Índia para facilitar a reserva em restaurantes. A plataforma se tornou um fenômeno, se espalhou pelo mundo e, em Portugal, tornou-se um caso singular: tanto pelo sucesso do negócio, que foi adquirido pelos gestores locais, como pela adesão local.
A Zomato Portugal se expandiu com a oferta de mais serviços e conquistou independência da Zomato internacional. Uma evidência de que a escalabilidade tem seus próprios caminhos, como conta Nuno Fernandes, responsável pela operação em terras lusitanas.
O gestor fala da trilha de sucesso, de como transformar informações em ativos e sobre os espaços para novos empreendimentos digitais na Europa. O aplicativo também expandiu os serviços para os usuários e o cardápio de ofertas de dados inteligentes para seus clientes.
Nuno Fernandes contou com o uso de inteligência artificial, OCR superior e algoritmos que transformam as postagens dos consumidores em informações estatísticas, rankeamento de pratos, menus e comércios. O serviço de delivery também foi adicionado ao aplicativo, tendo como princípio a necessidade de que os três envolvidos precisam estar satisfeitos: o usuário, o estabelecimento e o entregador.
Assim, a Zomato Portugal mostra que o serviço de delivery não precisa significar a precarização do trabalho dos entregadores. “Não é possível fazer uma boa entrega se a pessoa que está a entregar não está satisfeita”, resumiu.
Essa não é a primeira vez que o Stranger Topics entrevista um lusitano. O episódio 12 tratou de sustentabilidade com Marta Oliveira, da DDIGITT, e o episódio 13 conversou com o português David Mota, da OLX, que comparou os mercados de startups português e brasileiro. No episódio 16, a conversa foi com Juliano Dias, da Meetz, que, embora seja brasileiro, montou sua empresa de prospecção de clientes na terrinha.
Neste episódio 22, Nuno Fernandes ainda fala dos primeiros momentos, da transformação da crise da pandemia em oportunidade e de como viu nas opiniões dos usuários um ativo valioso para seus clientes e marcas do setor.
Escute o episódio completo pelo Spotify ou pelo Youtube:
Acompanhe os novos episódios de Stranger Topics, podcast dedicado à inovação, negócios e tecnologia, sempre dentro do universo das startups.