Publicado por Luiza Lima
Publicado a 21 de dezembro de 2023
Em setembro de 2023, o estado do Rio Grande do Sul (RS) foi afetado por um ciclone extratropical, gerando graves consequências para a região. A catástrofe deixou milhares de desabrigados e dezenas de mortes confirmadas, além de pessoas desaparecidas devido às enchentes ocasionadas pela sequência de fenômenos climáticos.
Diante deste cenário, houve uma mobilização na internet, onde o público passou a pedir donativos para as vítimas. A marca Huggies, de produtos voltados para o cuidado infantil, recebeu quase 5 mil pedidos de doação em setembro, sendo um número 841% superior ao mês de agosto, por exemplo.
O principal desafio da marca foi apresentar uma rápida resposta ao público, tendo em vista que boa parte do volume de pedidos surgiu repentinamente. Para se ter uma ideia, 3.929 solicitações foram feitas somente no dia 9 de setembro, o que demonstra a necessidade de a marca se posicionar com maior agilidade.
Assim que a equipe da Elife identificou esse número expressivo de pedidos, encaminhou um alerta para a marca na segunda-feira (11/09), sugerindo uma publicação no feed do Instagram sobre as ações de doação da marca.
Após o envio do alerta, a Elife recebeu um retorno da marca informando que a Huggies faria um posicionamento oficial. Em 14 de Setembro, a marca realizou uma publicação em seu Instagram, informando que: “Em demonstração de apoio às famílias impactadas pelo desastre no Rio Grande do Sul, enviaremos fraldas Supreme Care e lencinhos umedecidos para as vítimas. Estamos aqui para ouvir vocês e fazer a diferença🤗🙏”.
Os seguidores da marca responderam com comentários positivos, como:
O case de sucesso foi uma conquista do Squad Lumos, com destaque para a analista Thayná Albuquerque e os gerentes de projetos, Yandra Silveira e Victor Bernardo.
Os consumidores tendem a valorizar marcas que demonstram compromisso social e solidariedade, especialmente em resposta a tragédias ou crises. Quando uma empresa como a Huggies doa fraldas para ajudar os afetados pelo ciclone no RS, por exemplo, isso também pode ter um impacto positivo na percepção da marca.
O serviço de Social Intelligence da Elife possibilita traçar estratégias de alto impacto para a sua marca, a partir de análises que envolvem:
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