Case Levi’s: Moda criativa e customização de roupas

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Publicado a 21 de dezembro de 2023

O tema customização de roupas está inserido em um universo de sustentabilidade, mas também de imprimir personalidade ao que é igual para todos. E esses assuntos também são abordados pela marca Levi’s, em sua visão de ser autêntica e original.

Com o desafio de gerar insights de conteúdos e produtos que dialogassem com a identidade da marca, o time da Elife viu uma oportunidade de reunir mais informações sobre o tema para inspirar os consumidores. A proposta era mostrar que é possível criar, estar na moda, transformar como a moda é vista e aprender que a personalidade pode ser impressa até em uma jaqueta jeans.

No mês de setembro de 2022, a Elife fez um estudo com o tema Dia da Criatividade, inserido na customização de roupas, com destaque para a marca Levi’s, que é engajada na moda jeans. Como fica evidente na seção “Sobre nós” do site da empresa:

“SOMOS AUTÊNTICOS E ORIGINAIS 
Acreditamos na potência da nossa criação e temos orgulho da nossa história. Ter um produto Levi’s® é ter em mãos a verdadeira originalidade em todos os sentidos. É se sentir com a segurança de que estará em contato com uma marca que cuida de verdade dos seus produtos, pessoas e comunidades. Nós inventamos o jeans e reinventamos sempre um novo jeito de usá-lo. Estamos sempre indo muito mais além do que coleções e tendências. Afinal, nós somos a tendência.”

No início do processo, uma pesquisa sobre datas comemorativas que pudessem ser relacionadas à marca Levi’s foi feita, além da produção de uma identidade visual que mostrasse criatividade, moda e personalidade para os temas escolhidos. A ideia de abordar a customização de peças de roupas surgiu durante a pesquisa sobre criatividade, em que pessoas mudavam as peças que não usavam mais para dar um destino, transformar em algo novo ou imprimir sua personalidade. 

Após o envio do estudo, em outubro de 2022, a marca realizou uma publicação no Instagram em fevereiro do ano seguinte, reforçando que o insight contribuiu para seguir nessa temática que é de interesse do público da moda. 

O post em formato de vídeo mostrava um cliente customizando sua jaqueta jeans em uma das lojas, a partir de uma trend que consiste em escolher entre dois papéis sem olhar quais são as opções. Na legenda do conteúdo, Levi’s explicou que, ao customizar, o consumidor cria uma peça única e exclusiva, além de imprimir sua própria história e personalidade. 

Também houve uma ativação de customização para o evento de aniversário de 150 anos da 501, calça mais famosa da marca, pioneira no jeans. A campanha ocorreu durante todos os fins de semana do mês de maio. 

A programação do evento foi destacada em stories no Instagram da marca, incluindo momentos sobre customização gratuita das peças.

Notícias sobre a comemoração e as atividades na House of Coisas também foram divulgadas em grandes veículos, como a revista Exame.

Em relação ao volume de menções relacionadas ao tema “customização”, foi possível notar um aumento de 59 casos no perfil da Buzzmonitor da marca em comparação a 2022, com publicações sobre os eventos e ativações, além de mensagens de clientes que customizaram suas próprias peças e solicitações de parcerias de artistas.

Buzz de comentários sobre customização em 2022 (busca por termos)

Buzz de comentários sobre customização em 2023 (busca por termos)

Quer saber mais?

O monitoramento de redes sociais para identificar tendências é uma estratégia muito eficaz para as marcas se aproximarem do seu público. No caso da Levi’s, por meio da tendência de customização de roupas, a empresa não só se alinhou com um interesse crescente de seu público, mas também criou uma experiência de marca memorável e envolvente. 

O case de sucesso foi uma conquista do Squad Lumos, com destaque para a analista Juliana M. Gutierre e os gerentes de projetos, Yandra Silveira e Victor Bernardo. E demonstra como o uso inteligente de insights de redes sociais pode resultar em estratégias de marketing bem-sucedidas e uma conexão mais profunda com os consumidores, por meio do serviço de Social Intelligence da Elife.

A Social Intelligence da Elife possibilita traçar estratégias de alto impacto para a sua marca, a partir de análises que envolvem:

  • Monitoramento de redes sociais. 
  • Gestão de crises. 
  • Identificação e gestão de influenciadores. 
  • Tendências e jornada do consumidor. 
  • Pesquisa de mercado. 
  • Consumer-centered Monitoring. 
  • Brand Logo Detection. 
  • Social Wall.

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail negocios@elife.com.br para receber uma proposta de como podemos elevar a presença digital da sua empresa, além de proporcionar interações significativas com os consumidores.