Publicado por Natália Constantino
Publicado a 20 de abril de 2017
A conferência F8 do Facebook, que aconteceu nos dias 18 e 19 de abril, na Califórnia, revelou o que o Facebook planeja para a próxima década. Uma das tendências que mais chamaram atenção é o uso da realidade aumentada para criar uma realidade paralela, onde consumidores não precisarão mais de smartphones, tablets ou telas de TV para acessar informações digitais. Algo similar a um óculos deve se tornar a próxima interface para o mundo digital. O primeiro passo do Facebook foi criar uma plataforma para que desenvolvedores possam criar suas próprias apps de realidade aumentada.
Mas o fim das telas é um plano de longo prazo. No curto prazo, o plano B parece ser o uso das câmeras dos smartphones para acessar a realidade aumentada. No keynote de abertura, Zuckerberg deixou claro que a câmera será a primeira plataforma para aplicações de realidade aumentada. Segundo ele, “precisamos começar por algum lugar, e câmeras é o que temos de mais básico/acessível para iniciar algo desse tipo”.
Como exemplos, ele mostrou filtros para Instagram, que introduzem componentes ‘vivos’ aos videos, e também mostrou uma nova tecnologia, que converte fotos tradicionais (2D) em imagens 3D, possibilitando a aplicação de filtros animados.
O exemplo usado por Zuckerberg foi a foto de uma sala dos escritórios do Facebook que ‘virou’ 3D, graças à tecnologia. Ao vivo, várias aplicações de filtros foram demonstradas: ele fez a sala encher d’água, bolas de futebol quicando pela sala, uma nuvem e skittles pelo chão.
O plano de acabar com as telas é ambicioso (não esqueçamos do fiasco do Google Glasses) e poderá enfrentar a resistência de parceiros do Facebook atuais, como a Samsung, que fabricam TVs e Smartphones.
Outro destaque da F8 foram os Bots do Messenger. Hoje há 100 mil Bots no Facebook Messenger e no último ano 2 bilhões de mensagens foram trocadas em todo o mundo entre empresas e pessoas, de acordo com David Marcus, vice-presidente do serviço de mensagens do Facebook. E o dado que mais impressiona: o Facebook Messenger atingiu 1.2 bilhões de usuários ativos, um crescimento de 20% em relação ao ano passado.
O Messenger 2.0 permite criar Messenger bots para conversas em grupo, sendo possível por exemplo combinar com amigos em que hotel irão ficar, que voo vão marcar e efetivamente fazer as reservas em um bate-papo coletivo – tudo através de bots. Será possível colaborar até na criação de uma playlist no Spotify.
Ainda sobre os Bots, o evento apresentou mais algumas novidades:
Outras novidades mostradas no evento foram: