Publicado por Natália Constantino
Publicado a 27 de abril de 2017
Por pura coincidência, dia desses me deparei com um vídeo da visita da atriz Julia Roberts ao Real Madrid. Lá pelo meio do vídeo a eterna pretty woman aparece com uma garrafa de água mineral azul bem bonita. Logo que pus os olhos na cena reconheci a marca: era a Solan de Cabras, água bastante consumida em restaurantes da capital espanhola. Aí me perguntei, qual a probabilidade do time de marketing da Solan saber desse vídeo? Fiz minha boa ação e avisei a marca através de uma mensagem para o perfil dela no Instagram.
Nos próximos 18 meses o Instagram deve bater a marca de 1 bilhão de usuários e o YouTube já é o canal onde mais pessoas consomem vídeo no mundo. Isto nos leva a uma conclusão óbvia: o velho jeito de se fazer Social Listening buscando somente por texto precisa urgentemente de um upgrade. Afinal como ignorar as centenas de milhares de imagens de marcas que circulam incógnitas nestas plataformas? O exemplo acima ilustra bem o drama: uma das atrizes mais famosas do planeta segura uma garrafa de uma marca de água local (pura serendipidade diriam os marketeiros ingleses) e a equipe de marketing provavelmente nunca ficaria sabendo.
Felizmente para as marcas, hoje já existem serviços na nuvem que realizam o procedimento de reconhecimento de imagens e que podem ser integrados ao seu projeto de Social Listening. Na E.life estamos trabalhando com isto desde o ano passado e temos desenvolvido processos e metodologias de busca, reconhecimento e análise de imagens que conto para vocês logo abaixo.
Ficou curioso? Fale conosco agora.
Jairson Vitorino
E.life Technology Director
Categorias: Blog
Tags: Imagens, Instagram, Marcas, Reconhecimento de Imagens, Social Listening, Youtube