Bots de pesquisa podem ser a solução para obtenção de insights do consumidor em tempo real

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Publicado a 16 de outubro de 2017


O aumento da penetração da internet brasileira, impulsionada pelas redes sociais, transformou o monitoramento de conversações online em uma excelente ferramenta de inteligência de mercado para marcas. Porém, a validação de hipóteses e pesquisas com profundidade ainda exigem técnicas onde a entrevista e o uso de questionários estruturados se tornam necessários. O desafio é: como engajar o consumidor da geração Y nos processos de pesquisa de mercado utilizados hoje? As metodologias podem continuar válidas, mas os suportes se tornaram ultrapassados.

Pensando nisso, a E.life acaba de lançar a Juli. Um bot que permite a aplicação de questionários de pesquisa de mercado através do Facebook Messenger. O serviço foi lançado como ferramenta para ampliar o conhecimento sobre o consumidor de forma lúdica e que gera engajamento e fazendo com que ele permaneça em seu ambiente: o Facebook,  uma plataforma utilizada mensalmente por até 150 milhões de brasileiros.

Juli permite transformar grandes questionários estruturados de pesquisa de mercado em uma régua de relacionamento de pequenas enquetes aplicadas através de um Bot próprio, por meio do Facebook Messenger.

Já é possível interagir com a Juli diretamente em sua página no Facebook: https://www.facebook.com/juliopbot/ É só clicar em “Começar” e a própria Juli irá te dar as instruções durante o caminho. As perguntas programadas são simples e diretas e podem ser programadas de acordo com a necessidade de cada empresa e a comodidade de tempo e horário disponível pelo consumidor para interação.

Juli é a resposta para um consumidor cada vez mais antenado e com hábitos em constante mudança. Ela vai ajudar marcas a entenderem melhor seu público e assim acompanhar de perto cada interesse, gosto e comportamento, automatizando a pesquisa de mercado, sem perder o toque humano.

 

Como minha empresa pode usar a Juli?

Cada marca tem suas necessidades e demandas. Por isso, antes de configurar o Bot Juli é necessária uma reunião de briefing com o cliente, onde os temas mais importantes do trimestre, semestre ou ano serão colocados em pauta: lançamentos de novos produtos, pré-teste de campanhas, ações, tudo aquilo que for mais relevante para a marca.

Depois, o time de Inteligência da E.life irá propor um calendário de perguntas programadas para uma régua de relacionamento de longo prazo (exemplo: um formulário de 14 perguntas pode ser dividido em 14 dias corridos). Após esta etapa, os analistas irão enviar um relatório com os resultados de todo o processo e então uma nova série de perguntas é elaborada com um novo tema.

O serviço da E.life é a solução para que empresas que precisam explorar insights em tempo real sobre seu público, aumentando exponencialmente a possibilidade de atender com precisão todas as demandas dos consumidores.

 

Nova possibilidade: associar o Bot a um grupo de uma fanpage no Facebook

Já é possível associar um grupo a uma fanpage no Facebook, e agora também é possível ativar o mesmo bot da fanpage neste grupo para interagir com os internautas. Ao clicar no botão “Enviar mensagem”, automaticamente será aberto um pop-up do Messenger dentro do próprio grupo.

 

 

Essa possibilidade abre portas para novas parcerias entre empresas que desejam fazer pesquisas de mercado em grupos do Facebook. Com um bot especializado neste tipo de pesquisa, será possível poupar tempo das empresas e dos consumidores e entender com mais rapidez as demandas do público, que mudam a todo momento.

 

E então, você está pronto para conhecer mais a fundo seu consumidor? Entre em contato agora mesmo com nosso time de consultores e veja como sua empresa pode crescer com este serviço!