Como os grupos do Facebook podem ajudar sua empresa na obtenção de insights?

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Publicado a 18 de dezembro de 2017


Você sabia que já é possível criar grupos focais para estudos de inteligência conduzidos na plataforma Facebook? A ideia é que a partir dos Facebook Groups marcas consigam entender melhor quais as demandas do seu público e, assim, fiquem sempre atentas ao que seus consumidores desejam naquele momento.

Com a criação e manutenção de grupos fechados é possível conduzir estudos de mercado, enquetes e focus groups online, tudo em um só lugar. Todo esse processo auxilia marcas a obterem ainda mais insights sobre os consumidores.

Os grupos podem ser de:

  • Consumidores;
  • Consumidores VIPs;
  • Influenciadores;
  • Micro Influenciadores;
  • Profissionais especializados em determinada área.

 

E as vantagens para sua empresa? Realização de estudos mais rápidos, de menor custo e automatizados ou semi-automatizados, flexibilização de roteiros aplicados longo prazo e a possibilidade de imputs dos próprios consumidores, que podem se tornar novas pautas de estudo.

Em julho de 2017 a E.life realizou um estudo sobre tendências de consumo relacionadas à alimentação. A base de estudo foram 3 milhões de publicações de 1,5 milhão de consumidores em 700 grupos e páginas sobre o tema.

O objetivo do estudo foi identificar tendências de consumo para que marcas possam ter uma visão macro sobre os temas que mais interessam aos consumidores brasileiros. Foram identificadas três macro-tendências principais discutidas nas redes sociais pelos consumidores. Em todas elas notou-se uma busca por maior familiaridade e contato com o que se come:

 

Aqui você confere todos os detalhes do estudo feito a partir de Grupos do Facebook e quais insights foram obtidos a partir das publicações dos consumidores.

 

Os 4 passos da metodologia dos Social Groups

1. Segmentação do Público: E.life cria o grupo, identifica e convida pessoas para participar mediante incentivo e registro prévio.

2. Formação de Grupo: grupo secreto e fechado é criado e participantes selecionados recebem link para participação.

3. Aplicação de Roteiro Estruturado: roteiro estruturado é aprovado pelo cliente em interações mensais com os membros do grupo (perguntas, posts, fotos de produtos, pré-testes de campanhas) com o objetivo de incentivar o diálogo e o debate sobre determinado tema.

4. Interações com os Membros do Grupo: um moderador ou um bot automatizado irá interagir com os membros do grupo, confirmando temas ou realizando a coleta de informações adicionais e individuais, de maneira privada. E a E.life consegue realizar toda a gestão dessas interações.

 

Aplicações estratégicas dos Social Groups

  • Teste de Conceito;
  • Pré-teste de Campanhas online ou off-line;
  • Pré-teste de Posicionamento de Marca ou de Crise (gestão compartilhada de crise);
  • Termômetro Reputacional: grupo será incentivado a sempre opinar sobre a marca;
  • Identificação de Oportunidades;
  • Obtenção de Insights Estratégicos;
  • Identificação de Tendências;
  • Identificação de novos modelos de produtos de acordo com a demanda de cada marca.

E muito mais!

 

Sua empresa também pode adotar essa estratégia! Ficou interessado?