Publicado por Pedro Fernandes
Publicado a 14 de agosto de 2019
A principal função de uma intranet é fornecer aos usuários informações internas da empresa da forma mais rápida e fácil possível, assim como permitir uma comunicação integrada entre todas as áreas.
Um chatbot pode ser benéfico para melhorar os processos internos e aumentar o envolvimento dos colaboradores. O assistente permite que o colaborador tenha respostas imediatas às suas dúvidas, através de um chat.
Isso ajuda os colaboradores a otimizar o uso da intranet e melhorar a sua produtividade operacional.
Veja algumas das vantagens que os chatbots podem trazer à sua intranet:
1. Um chatbot adaptado à sua intranet
Há várias plataformas de desenvolvimento de chatbots, como Sharepoint, Workplace, SamePage etc. Com isso, cada projeto pode ser adaptado e personalizado à intranet de cada empresa.
2. Questões respondidas em tempo real
Quando queremos uma resposta rápida a uma dúvida, um chatbot pode fornecê-la sem exigir que percorramos qualquer navegação ou que esperemos a resposta de outro colaborador. Basta escrever a pergunta e, se ela estiver nas FAQs programadas no sistema de diálogo inteligente, o chatbot responde em tempo real.
3. Proximidade e comunicação unificada
Comunicados e mudanças de processos ou políticas da empresa podem ser apoiados por chatbots, que são capazes de responder rapidamente às perguntas dos colaboradores. Isso reduz o volume de emails recebidos/enviados e centraliza informações que poderiam se dissipar em conversas de corredor.
4. Acesso integrado a diferentes sistemas
Sua empresa pode usar diversos sistemas para acompanhar as informações e processos: intranet, arquivos compartilhados, CRM, Google Calendar etc. Um chatbot pode ser integrado para obter as informações necessárias em uma variedade de sistemas e entregá-las para o colaborador em forma de diálogo.
5. Preenchimento e envio de formulários de forma ágil através de chat
Diversos procedimentos nas empresas envolvem o preenchimento e envio de formulários, como requisição de férias, materiais de escritório ou abertura de vagas. Esses processos podem ser automatizados com um chatbot. As respostas seguem automaticamente para a pessoa responsável.
6. Pesquisas de Opinião
Através do chatbot, sua empresa pode realizar pesquisas de clima organizacional com os colaboradores durante todo o ano. O chatbot pode proativamente iniciar uma pesquisa com o funcionário e, ao fim, enviar suas respostas para o setor responsável.
7. Um treinador virtual
Treinar colaboradores pode ser um desafio para muitos gestores. O chatbot pode ser um apoio ao novo colaborador, oferecendo tutoriais e respondendo dúvidas recorrentes e básicas sobre produtos, serviços e processos.
8. Rápido acesso à informação
Internet lenta não é um obstáculo para um chatbot, uma vez que as interações dos usuários são baseadas em texto no chat, consumindo poucos dados.
Quer saber mais? Nossa equipe está pronta para te ajudar a desenvolver o bot persona ideal para sua empresa: