Bots podem aumentar a produtividade dos seus colaboradores na intranet

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Publicado a 14 de agosto de 2019


A principal função de uma intranet é fornecer aos usuários informações internas da empresa da forma mais rápida e fácil possível, assim como permitir uma comunicação integrada entre todas as áreas.

Um chatbot pode ser benéfico para melhorar os processos internos e aumentar o envolvimento dos colaboradores. O assistente permite que o colaborador tenha respostas imediatas às suas dúvidas, através de um chat. 

Isso ajuda os colaboradores a otimizar o uso da intranet e melhorar a sua produtividade operacional.

 

Veja algumas das vantagens que os chatbots podem trazer à sua intranet:

 

1. Um chatbot adaptado à sua intranet

Há várias plataformas de desenvolvimento de chatbots, como Sharepoint, Workplace, SamePage etc. Com isso, cada projeto pode ser adaptado e personalizado à intranet de cada empresa.

 

2. Questões respondidas em tempo real

Quando queremos uma resposta rápida a uma dúvida, um chatbot pode fornecê-la sem exigir que percorramos qualquer navegação ou que esperemos a resposta de outro colaborador. Basta escrever a pergunta e, se ela estiver nas FAQs programadas no sistema de diálogo inteligente, o chatbot responde em tempo real.

 

3. Proximidade e comunicação unificada

Comunicados e mudanças de processos ou políticas da empresa podem ser apoiados por chatbots, que são capazes de responder rapidamente às perguntas dos colaboradores. Isso reduz o volume de emails recebidos/enviados e centraliza informações que poderiam se dissipar em conversas de corredor.

 

4. Acesso integrado a diferentes sistemas

Sua empresa pode usar diversos sistemas para acompanhar as informações e processos: intranet, arquivos compartilhados, CRM, Google Calendar etc. Um chatbot pode ser integrado para obter as informações necessárias em uma variedade de sistemas e entregá-las para o colaborador em forma de diálogo.

 

5. Preenchimento e envio de formulários de forma ágil através de chat

Diversos procedimentos nas empresas envolvem o preenchimento e envio de formulários, como requisição de férias, materiais de escritório ou abertura de vagas. Esses processos podem ser automatizados com um chatbot. As respostas seguem automaticamente para a pessoa responsável.

 

6. Pesquisas de Opinião

Através do chatbot, sua empresa pode realizar pesquisas de clima organizacional com os colaboradores durante todo o ano. O chatbot pode proativamente iniciar uma pesquisa com o funcionário e, ao fim, enviar suas respostas para o setor responsável.

 

7. Um treinador virtual

Treinar colaboradores pode ser um desafio para muitos gestores. O chatbot pode ser um apoio ao novo colaborador, oferecendo tutoriais e respondendo dúvidas recorrentes e básicas sobre produtos, serviços e processos.

 

8. Rápido acesso à informação

Internet lenta não é um obstáculo para um chatbot, uma vez que as interações dos usuários são baseadas em texto no chat, consumindo poucos dados.

 

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