RUFFLES® e TODDY®: um exemplo de cross branding para as redes sociais

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Publicado a 3 de outubro de 2019

Cross Branding é uma estratégia muito usada em marketing que implica na combinação de ofertas de produtos ou serviços de pelo menos duas marcas distintas e complementares para alcançar um novo público, ampliar demanda ou explorar um novo segmento de mercado. Exemplo: ao comprar uma passagem aérea, o consumidor ganha um cupom de desconto num aplicativo de táxi. 

Nas redes sociais o termo também ajuda a definir o engajamento cruzado de marcas para estimular novas formas de comunicação envolvendo públicos similares e gerando novas oportunidades para amplificação de buzz positivo e do consumo.

 

Desafio

Em ação coordenada pela agência ALMAPBBDO, RUFFLES® e TODDY® tinham como desafio o envio de pacotes exclusivos do inusitado snack para aficcionados pelas marcas. Então aproveitaram o Twitter para divulgar a combinação deliciosa da batata e do achocolatado. As marcas criaram uma ação com a hashtag #DÁUMRT, aproveitando o fato de que a união de suas iniciais formam RT, ressignificando a sigla popularizada pelo Twitter para retweet.

 

 

Ação:

Usando a hashtag #DÁUMRT, os consumidores puderam interagir com a marca nas redes sociais, entrando na brincadeira sobre as teorias do “RT”. Foi esse engajamento que permitiu que ambas as marcas selecionassem, em apenas 24 horas, 215 consumidores que receberiam os kits com o snack inusitado. No período definido, a Elife conversou via Twitter com todos os consumidores que se engajaram com o conteúdo publicado e realizou todo o processo de contato, levantamento e acompanhamento dos dados logísticos para que o cliente pudesse realizar a distribuição dos produtos entre os consumidores.

Resultados:

Como resultado da ação, obtivemos mais de 200 perfis que interagiram com a hashtag #DÁUMRT e desses contatos,147 consumidores enviaram seus dados para recebimento do kit, o que resultou numa eficiência de 73% de internautas contemplados com a Ruffles Toddy.

  

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