Entenda as mudanças na API do Facebook Messenger

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Publicado a 4 de março de 2020


O Facebook divulgou mudanças em suas permissões de uso do Messenger, que entram em vigor nesta quarta-feira (04/03/2020). A atualização da API da rede social afeta principalmente as notificações enviadas por páginas a usuários.

Por se tratar de uma alteração na API do Facebook – o conjunto de permissões para integrações – a atualização apenas impacta o envio de mensagens fora da rede social, como em uma plataforma de gestão de atendimento, por exemplo. O atendimento feito diretamente no próprio Facebook Messenger segue igual.

O envio de respostas de chatbots a usuários continua como está, sem alterações significativas.

O Messenger tem agora como regra que uma página comercial só pode enviar mensagens a usuários em até 24h após a interação do consumidor. A principal novidade é a possibilidade de enviar mensagens de notificação fora desse período, em ocasiões específicas.

Veja em quais situações sua marca poderá enviar notificações a seus consumidores mesmo depois das 24h após a última interação:

 

Lembretes de eventos: Através da tag CONFIRMED_EVENT_UPDATE, o usuário poderá receber lembretes sobre eventos que escolheu ser alertado. Shows, reuniões, compras de ingressos ou passagens são possibilidades para o uso da tag.

 

Status de compras: Os usuários poderão receber atualizações sobre compras recentes, como status de pagamento ou envio. Essa notificação será feita com a tag POST_PURSHASE_UPDATE.

 

Aletas de contas: A tag ACCOUNT_UPDATE poderá ser usada para alertar o usuário sobre atividades em contas de serviços diversos, como alteração de senhas ou informações de segurança.

 

Atendimento humano:  Ainda em versão Closed Beta, a tag HUMAN_AGENT irá permitir o envio de notificações por atendentes humanos fora do período comum de 24h, limitadas a um período máximo de 7 dias após a mensagem do usuário, como informa a documentação oficial.

 

Todas as possibilidades listadas acima serão gratuitas.

 

Além dessas, há outras duas formas de enviar notificações após 24h:

 

Notícias: Notificações de páginas cadastradas no Facebook News Page Index, apenas contendo as notícias que os usuários optaram por receber. Essa funcionalidade será gratuita.

 

Promoções: Permite o envio de promoções, avisos de cupons de desconto e tudo relacionado à venda de produtos e serviços fora da janela de 24 horas. Será cobrado um valor específico para cada notificação enviada.

 

 

Como isso impacta a sua marca?

A restrição por categorias no envio de notificações após 24h exige que as empresas deixem bem claro o conteúdo e objetivo dos conteúdos enviados. Caso não entrem nas novas definições, os usuários não receberão a mensagem ou as notificações serão inseridas em outras categorias.

Uma empresa de tecnologia, por exemplo, que envia mensagens periódicas informativas, que não são sobre eventos específicos ou promoções de produtos, poderão ter suas mensagens classificadas como Subscription Messaging, o que exigiria que a marca se registrasse como Página de Notícias no Facebook News Page Index.

Da mesma forma, uma mensagem com conteúdo informativo que ressalta produtos de uma marca pode ser cair na categoria de Sponsored Message, exigindo que a página pague pelo conteúdo de caráter promocional.

As novidades entram em vigor no dia 04 de março de 2020. Você pode conferir a página oficial com todas as atualizações aqui.

 

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