Publicado por Pedro Fernandes
Publicado a 23 de outubro de 2020
O Facebook realizou nesta quinta-feira um evento online sobre o uso de mensagens privadas para negócios, o Messenger & Instagram Business Messaging Summit.
A transmissão online reuniu líderes do Messenger e Instagram de diversas áreas e mostrou como as plataformas estão investindo para aproximar marcas e consumidores.
Confira os principais insights:
Mensagens são a forma preferida de falar com empresas
Antes de apresentar as soluções para negócios, o principal assunto do summit foi o crescimento do uso de mensagens diretas. Trocar mensagens com amigos e família se tornou um hábito para os usuários do Facebook Messenger e Instagram. Entre os jovens, 80% mandam mensagens pelo menos 1 vez por dia.
O que se destaca é que esse costume foi além das relações pessoais e alcançou o atendimento das empresas: 64% dos usuários preferem mensagens a e-mail ou ligações de empresas para atendimento. Esse dado do Facebook IQ é comum aos usuários de todas as gerações.
Os apresentadores do evento ainda mostraram insights para marcas:
Messenger e Instagram estão investindo em geração de leads em todo processo de decisão de compra
Buscando uma maior participação no processo de vendas e marketing das empresas, o Facebook está adicionando ferramentas em suas plataformas para que as marcas acompanhem os consumidores durante todo o processo de decisão de compra.
A ideia é que o Instagram e o Messenger sejam usados em conjunto durante a descoberta de produtos em posts, troca de informações em comentários, pré-venda no chat, compras direto no Facebook e Instagram e atendimento de clientes via mensagens diretas.
Fonte: Facebook, 2020
Dados do próprio Instagram mostram que 2 em cada 3 pessoas descobrem novas marcas na plataforma. A ideia por trás das novidades na rede social é oferecer às empresas uma solução de vendas que requer um investimento menor e que, ao mesmo tempo, gera leads mais qualificados.
Integração via API e Plugin para Websites melhora experiência do usuário e gestão da marca
Além das melhorias constantes na interface do Instagram e do Messenger, o Facebook divulgou sua intenção de integrar as redes com outras plataformas, gerando uma participação maior na área de vendas.
O plugin do Messenger para websites, aquele que aparece no canto de uma página, agora oferece o modo Convidado. Com ele, uma pessoa que entrou no site e quer saber mais sobre um produto não precisa mais ter uma conta no Facebook para falar com um bot ou atendente.
Ou seja, o Messenger deixou de ser apenas um módulo de uma rede social para se tornar uma ferramenta de vendas.
Outra novidade é a integração com plataformas de CRM parceiras, como o Buzzmonitor, via API, com o Messenger para Instagram. Isso permitirá transmitir dados com mais facilidade entre a gestão de vendas e o atendimento por chat, assim como já ocorre com o Messenger para Facebook.