Case Suzuki: como a estratégia de conteúdo impactou na percepção do produto?

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Publicado a 28 de julho de 2021

 

O que as marcas buscam ao anunciarem nas redes sociais? Conversão do lead (seja uma compra, uma ligação, uma visita), mas também reconhecimento de marca. Afinal, antes mesmo de gerar interesse naquela ação, os potenciais clientes precisam conhecer com quem estão se conectando. E esses dois objetivos (branding e conversão), podem andar juntos. Como relata Juliana Constantino,Creative Shop Global Lead for IGTV:

 

“Toda marca quer trabalhar com reconhecimento para obter conversão. Mas elas precisam saber quem são para criar uma frequência na mensagem das campanhas. Nesse quesito, otimizar as ideias e priorizar seu objetivo de negócio junto com a história da sua marca pode resultar em uma performance melhor”.

 

No caso da Suzuki, referência em carros 4×4 no Brasil, um pequeno detalhe na publicação da marca nas redes sociais estava impactando negativamente a imagem da marca. Foi então que surgiu um insight do time de inteligência de mercado da Elife.

 

Veja abaixo o case de conteúdo para a campanha do Suzuki Jimny e Suzuki Jimny Sierra

 

O DESAFIO – MELHORAR A IMAGEM DA MARCA

 

A montadora Suzuki estava no ar com uma campanha digital de seus modelos Suzuki Jimny e Suzuki Jimny Sierra. Os veículos se enquadram em um preço acima das marcas populares, porém a marca buscava se posicionar dentro dessa categoria.

 

Na imagem dos posts eram mostrados os preços dos veículos e formas de parcelamento, o que gerava pouca aceitação dos internautas. Nos posts do Jimny, apenas 16% dos comentários eram positivos e nos dos Jimny Sierra somente 14% demonstravam um sentimento favorável à marca.

 

A ESTRATÉGIA –  FOCO NO PRODUTO

 

Se o preço é uma das informações da imagem, o que você verá primeiro? Provavelmente o preço. Foi então que o time da Elife sugeriu uma mudança no direcionamento dos posts: retirar o preço da imagem promocional do produto. Uma mudança simples mas que representa uma alteração significativa do ponto focal do conteúdo.

Ter um ponto focal claro nas peças ajuda a inspirar ações.

 

RESULTADOS – UMA NOVA PERCEPÇÃO DOS SEGUIDORES

 

Sem o preço na imagem, os seguidores passaram a prestar mais atenção aos atributos dos carros e foi percebida uma melhora na saudabilidade da marca. Embora os questionamentos sobre preço tenham continuado, a nova estratégia trouxe um apelo inspiracional. Isso ficou visível no aumento de comentários elogiando a beleza dos carros e citando o desejo de adquirir um. 

 

Na análise do sentimento dos comentários podemos perceber a mudança na percepção da marca. Quando mostravam os preços, os posts sobre o Jimny Sierra tinham 14% dos comentários positivos e depois da mudança esse índice aumentou para 23%. Já nos posts do Jimny, o aumento foi ainda mais expressivo. Os elogios passaram de 16% dos comentários para 37%.

 

Ficha técnica:

Equipe: Suzuki

Analista de atendimento: Victor Bernardo Silva

Gerente: Vinicius Freire

Coordenador: William Ferreira

 

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