Publicado por Camilly Vairo
Publicado a 23 de setembro de 2021
O desenvolvimento de bots no Brasil está em ascensão. Segundo a edição 2021 do report Mapa do Ecossistema Brasileiros de Bots, o número de robôs de conversação em funcionamento no Brasil dobrou entre 2020 e 2021. Saltamos de 24 mil para 47 mil bots.
Enquanto há um aumento da demanda pelo público, a quantidade de profissionais que atuam no desenvolvimento de bots também só tende a crescer.
Para aproveitar a demanda por profissionais de desenvolvimento de bots, a Elife, em parceria com o Instituto MEMAKER, está promovendo cursos de desenvolvimento de bots para a plataforma Facebook com o objetivo de fomentar a qualificação de jovens, ajudando na sua inclusão no mercado de trabalho.
MEMAKER é uma instituição do Recife que apoia o desenvolvimento de jovens, através do fomento da expressão criativa e robótica. O curso de chatbots já está em sua terceira edição e você pode conferir em nosso blog como foi a primeira edição e a segunda edição.
Na turma iniciada em 21/07, 25 jovens matriculados tiveram a oportunidade de aprender a criar um chatbot do zero. E ao final das 08 semanas de aulas, eles apresentaram o resultado dos novos conhecimentos em um trabalho final.
É com muito orgulho, que viemos apresentar alguns deles para vocês. Fruto do trabalho dos alunos e da mentoria do nosso time de desenvolvimento de bots: Antônio Neto, Heitor Santos e Gabriel Cavalcante.
O primeiro deles é o Bot Vevé, bot de uma empresa fictícia de turismo, chamada Evetur. Criado pelo time do aluno Raul Crespo, ele consegue dar informações aos clientes da agência sobre horários de atendimento, endereço, pacotes de viagens disponíveis e contato. Além dessas funcionalidades, o chatbot também automatiza as reservas de alguns pacotes, armazenando essas informações em um banco de dados.
Para Raul Crespo, estudante de tecnologia do projeto social Rede Cidadã, o curso foi uma oportunidade valiosa para ter o primeiro contato com bots. No começo das aulas ele não tinha certeza se conseguiria ser capaz de fazer o desenvolvimento de bots, mas a orientação dos professores fez toda a diferença para o resultado final.
E as mulheres também arrasaram no desenvolvimento de bots! Outro trabalho de conclusão foi o bot de vacinação chamado “Projeto 2021”. A automação desenvolvida pelo time da Michele França e Nívea Gabriela teve como objetivo ser prática, rápida e informativa.
Nelas, as alunas criaram uma simulação de como funcionaria o processo de agendamento das vacinas usando o chatbot integrado ao Facebook utilizando a cidade de Olinda como base . A linguagem utilizada foi JavaScrip (js) node e JSON para criação dos códigos que geraram os comandos para a plataforma dialogflow.
Essa é a nossa contribuição para preparar e incluir os jovens no mercado de trabalho. Eles com certeza vão longe!
Conheça mais sobre a história do MEMAKER e como fazer doações: https://institutomemaker.org.br/