Novos comportamentos de compra: dicas para criar ofertas personalizadas

Publicado por

Publicado a 14 de janeiro de 2022

 

As formas de consumo têm se transformado ao longo dos anos, algo que gera impactos nos comportamentos de compra das pessoas. 

O surgimento das inovações tecnológicas facilitou a promoção de novos modelos de negócios, proporcionando diferentes produtos e serviços, bem como ações que instigam a curiosidade do público.

As mudanças em diferentes setores do comércio permitem aos empreendedores inovar no seu negócio e, principalmente, entender que os consumidores estão em busca de experiências em que se sintam únicos.

Isto posto, a maneira como as empresas cuidam e criam as suas estratégias de divulgação da marca, por exemplo, passam por muitas transformações diárias e estas mudanças fizeram com que marketing tradicional perdesse um pouco do seu terreno.

Assim, o Marketing Digital é uma excelente solução para as empresas terem novas formas de se relacionar com o seu público-alvo. 

Entender as principais tendências de comportamento do consumidor é importante para conseguir se antecipar e principalmente se adequar a estas novidades.

 

Conceito: o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor consiste em padrões que as pessoas costumam seguir ao realizar uma compra ou, antes de finalizar o processo.

Os sinais começam quando o consumidor percebe uma dor ou necessidade por um produto/serviço. A finalização está relacionada ao momento em que o cliente finaliza uma compra.

Nas questões de comportamento, podem ser incluídas as compras repetidas, ou seja, produtos que as pessoas sempre adquirem e que a sua empresa produz com constância. Há também as compras esporádicas, em que o consumidor compra uma única vez.

Analisando o comportamento do consumidor, é possível aprender como utilizar os seus produtos para interagir com os clientes e quais estratégias e ambientes de divulgação trazem um melhor retorno. 

Ou seja, o conhecimento adquirido é bastante útil na tomada de decisões a respeito da criação de novas mercadorias e ações de publicidade.

 

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para compreender o comportamento do consumidor, sendo os principais aspectos:

  • Como os clientes se comportam individualmente e em grupos;
  • Como o cliente se sentem ao ter contato com o produto;
  • Em que momento os consumidores estão mais propensos a comprar;
  • Perguntas e objeções comuns e que podem influenciar a decisão compra;
  • Como o cliente se sente após a compra.

Além disso, necessidade, desejo, escassez, impulso, influência social e outros fatores podem se relacionar com o comportamento do consumidor, sendo usados em estratégias emocionais, inclusive. 

Deste modo, o processo de análise ajuda os empreendedores a compreenderem o comportamento da audiência, criando estratégias de marketing mais eficientes e que atraem a atenção do público.

Deste modo, as atitudes e decisões de compra devem ser levadas em conta para estruturar as estratégias e compreender exatamente o perfil do consumidor, identificando o que realmente funciona para ele.

Basicamente, as escolhas de compra pode estar baseadas em fatores diversos, sendo que as principais categorias são divididas em:

 

1. Fatores sociais

É o comportamento influenciado pela família, amigos e até pelas mídias sociais. 

Neste fator podem ser incluídos também a classe social, grau de escolaridade e renda, que podem impactar na procura e compra de produtos e até a importância/motivo da compra.

 

2. Fatores pessoais

Envolve as opiniões e os interesses de uma pessoa de forma específica. Estes fatores podem ter influência de dados demográficos como sexo, idade, aspectos culturais, profissão, e até mesmo a visão de mundo, entre outros aspectos.

 

3. Fatores psicológicos

As respostas das pessoas a respeito de uma campanha de marketing dependem muito das atitudes e percepções que têm do mundo, publicidade, produto e até o que lhe causa emocionalmente, por exemplo. 

A capacidade que os indivíduos têm de compreender as informações, as suas ações e percepções sobre as necessidades, tudo tem um papel importante a respeito das decisões de compra.

 

4. Novas tendências

As novidades tem a capacidade de persuadir nas escolhas de algumas aquisições que as pessoas desejam fazer.

Todo ano há diversas mudanças nas tendências, seja por conta das estações, acontecimentos na sociedade e outros fatores que podem impactar no modo de compra.

Acompanhe as tendências de comportamento e consumo para 2022 para te ajudar a tomar decisões para navegar no ano que entra.

 

Comportamento do consumidor e marketing

O comportamento dos consumidores, dentro das estratégias de marketing, consiste nas respostas que o mercado exibe sobre as ações e materiais que as empresas desenvolvem.

O marketing e a publicidade são muito importantes para o gerenciamento do negócio e seu consequente desenvolvimento. Assim, são ações estratégias de divulgação, e os materiais em si,  que são pensados para despertar o interesse de compra do público-alvo. 

Para que isso seja feito de forma adequada, é crucial que os gestores e equipes responsáveis compreendam o comportamento de consumo dos clientes da marca/segmento, criando materiais mais corretos para estimular a compra e de forma mais prática. Ou seja, de forma que promovam materiais mais assertivos.

A análise a respeito do comportamento de compra permite aos profissionais da área de marketing criar argumentos mais concretos e escolher imagens adequadas para tornar os anúncios e conteúdos mais interessantes para os consumidores – inclusive em nível emocional.

Isto posto, cada estratégia de marketing desenvolvida deve estar de acordo com o que os profissionais da empresa sabem sobre o comportamento de compra dos consumidores. 

Conhecendo bem os hábitos de consumo e compra do público-alvo, é mais fácil ter bons resultados. 

Afinal, quanto mais informações a respeito dos clientes, mais fácil será o processo de planejamento das estratégias, bem como os resultados que elas trarão, seja por meio de ações como anunciar no Google Ads para divulgar os produtos e ganhar mais visibilidade no mercado, ou mesmo de conteúdos orgânicos em blogs para fidelizar e cativar a audiência.

Nesse sentido, além de identificar quais estratégias e canais melhor atendem os usuários, conhecer ferramentas Ads e entender como funcionam é fundamental para ter resultados otimizados e atuar com diferentes formatos de anúncios com ótimo custo-benefício, fortalecendo a imagem do negócio e tendo resultados promissores com o marketing.

 

Novos hábitos e impactos no comportamento de compra

A transformação digital trouxe muitas mudanças na rotina das pessoas, seja no âmbito profissional ou no pessoal. Pedir comida, um táxi ou fazer compras, por exemplo, são ações que podem ser feitas com simples toque na tela do celular.

Considerando este fator, as empresas que pensam em criar estratégias com foco no digital conseguem se destacar perante os concorrentes.

Em 2020, com a pandemia de COVID-19, as empresas tiveram um grande desafio de manter as suas operações. 

Com isso, as organizações precisaram se adequar, e aquelas que já tinham em seu planejamento explorar o ambiente digital, puderam sair à frente e dar continuidade ao trabalho, fazendo alguns ajustes para se destacar nesse ambiente e ofertar produtos para as tendências online.

Para isso, as empresas passaram por grandes desafios e os consumidores tiveram que se adaptar às novas formas de consumo, conforme as regras impostas, como o isolamento social.

A pandemia criou um efeito cascata no mundo todo e as empresas têm buscado formas de se adaptar ao chamado “novo” normal, implementando mudanças que ajudam na sobrevivência da empresa no mercado.

O comportamento do consumidor mudou devido aos últimos acontecimentos e com isso as empresas têm mais um desafio que é se adaptar a essas novidades:

 

1. Consolidação das compras online

Os consumidores estão cada vez mais optando pelas formas digitais e de contato reduzido para ter acesso aos produtos e serviços das marcas.

O comércio eletrônico oferece comodidade aos consumidores, que podem comprar de qualquer lugar.

As empresas podem criar mensagens e ofertas personalizadas para chamar atenção do público-alvo e assim aumentar as vendas.

 

2. Ampliação da presença no digital

Se manter conectado é importante para conseguir fechar bons negócios. Algumas das vantagens que as empresas podem ter ao marcar presença no ambiente digital são:

  • Excelente desenvolvimento da equipe de vendas;
  • Melhora na comunicação;
  • Facilidade para apresentar as características dos produtos e serviços;
  • Permite apresentar a reputação da empresa antes de um contato direto;
  • Mais oportunidades de sucesso;
  • Melhora na aplicação de boas estratégias de marketing.

Isto posto, criar um planejamento eficiente, com metas bem definidas a respeito da atuação no universo digital é o modo de ter ganhos interessantes, criando anúncios interessantes para serem veiculados nas redes sociais.

O Instagram Ads, por exemplo, é uma opção de ferramenta que possibilita criar campanhas que podem ser exibidas no feed ou nos stories da rede social. 

Explorar bem a parte visual é muito importante para destacar os anúncios, por isso ser criativo é importante.

 

3. Organização de lojas físicas e adequações

Com as transformações digitais, muitas pessoas preferem fazer compras online. Deste modo, as lojas físicas precisam de algumas adaptações para conseguirem sobreviver neste pós-pandemia.

As compras em pontos físicos atualmente são mais direcionadas e rápidas. Sendo assim, os empreendedores precisam desenvolver estratégias que visam o uso do PDV (Ponto de Venda) em locais estratégicos, posicionados de modo que chame a atenção das pessoas e decorados de forma a cativar esse público.

Oferecer uma boa experiência ao consumidor é um fator que diferencia a sua marca perante os concorrentes, além de criar a sensação para o público de que a sua presença é importante.

Portanto, entender como funciona o Facebook Ads para conseguir criar anúncios interessantes que ajudam a ter uma aproximação com o público se mostra fundamental ao utilizar a plataforma para publicidade, por exemplo.

Assim, compreender os novos comportamentos e fatores de compra e consumo das pessoas são formas das empresas se preparem para o futuro e terem excelentes ganhos.