WhatsApp se consolida como principal comunicador do país, mas enfrenta desafios de segurança

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Publicado a 7 de março de 2022

Por Breno Soutto, Head of Insights do Elife Group

 

Instalado em 99% dos celulares do Brasil e com amplo acesso diário, o Whatsapp é a principal ferramenta de comunicação do Brasil hoje. Ainda assim, 43% dos usuários do app já tiveram outras pessoas tentando se passar por eles para aplicar golpes e 75% já receberam contatos de empresas que não foram autorizados. É o que mostra a Pesquisa Panorama – Mensageria no Brasil, produzida em parceria entre a Mobile Time e a Opinion Box.

O aplicativo de comunicação mais presente nos celulares dos brasileiros é o WhatsApp, com 99% de penetração e bastante à frente do Instagram, que ocupa a segunda posição. Telegram, presente em 60% dos aparelhos do Brasil, também chamou a atenção. 

 

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2022

 

Se fizermos uma análise histórica, é interessante notar que ganham importância o Telegram, com crescimento de 400% em sua base de usuários desde janeiro de 2018 e o Instagram, com crescimento de 26% desde janeiro de 2019 ao passo que o Facebook Messenger apresenta queda de 7% desde janeiro de 2018.

 

Facebook Messenger também perde importância em frequência de uso:

A queda de importância do Facebook Messenger se mostra mais evidente também na frequência de uso. Enquanto o WhatsApp e o Instagram têm grande fatia de usuários que relatam acesso todo dia ou quase todo dia, o mensageiro do Facebook recebe acessos menos frequentes e fica atrás inclusive do Telegram:

 

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2022.

 

Ainda assim, o Facebook Messenger é a segunda aplicação mais usada para conversas com empresas (com 51% dos usuários relatando este tipo de interação), ficando atrás somente do WhatsApp (com 78%), mas à frente do Telegram, com 50%.

A plataforma também é destaque para a população mais velha e de classes sociais mais baixas. Quem ainda mantém o app instalado são pessoas acima de 50 anos (75%) e pessoas das classes C, D e E (72%). Entre os jovens de 16 a 29 anos, a penetração do Messenger agora é de 68%. Na faixa de 30 a 49 anos, são 71%. Nas classes A e B, 66% têm o app em seus smartphones.

 

WhatsApp é o comunicador mais versátil para o brasileiro:

O WhatsApp não é só o principal mensageiro do Brasil em número de downloads. Ele também se destaca pelos diferentes usos que recebe. O uso mais frequente é  a troca de textos (90% dos usuários ativos mensais – MAUs na sigla em inglês), mas áudios e imagens também aparecem com 83% dos MAUs e chamadas de voz são feitas por 78% dos usuários, transformando a ferramenta num substituto para o telefone em muitas ocasiões.

As demais plataformas têm seu uso bastante centralizado na troca de mensagens de texto.

 

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2022.

 

Embora avançando, o WhatsApp Pay ainda encontra barreiras:

O cadastro de cartões de débito por usuários do WhatsApp saltou assombrosos 10 pontos percentuais em apenas seis meses, passando de 7% em agosto de 2021 a 17% em janeiro de 2022. Ainda assim, os usuários percebem algumas barreiras para usar o comunicador como meio de pagamento.

O desconhecimento do serviço (17% dos respondentes), a desconfiança na plataforma (30%) e o desinteresse pelo serviço (45%) são os principais bloqueadores de adoção entre os respondentes e acreditamos que isso deva mudar ao passo que a adoção aumente e que a empresa invista em comunicação para sanar estes pontos.

 

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2022.

 

Outro grande entrave ao uso do WhatsApp como forma de pagamento (e à maioria dos serviços de e-wallet na verdade) é o PIX.  Dos respondentes que já utilizaram o comunicador para transferir dinheiro, 80% consideraram a transação via PIX mais fácil do que o serviço mediado pela ferramenta.

 

Privacidade e segurança são problemas recorrentes para usuários do WhatsApp:

Contatos não autorizados de empresas são constantes na plataforma e 75% dos consultados relataram já ter sofrido a intromissão. Além disso, 43% dos respondentes disseram já ter sido vítimas de clonagem na plataforma, quando um novo número telefônico usa a imagem e as informações de um contato para aplicar golpes financeiros.

 

SMS vira SPAM:

Embora recebidos com bastante frequência (e possivelmente de forma não solicitada), o envio de SMS é bastante raro entre os consultados. Esse é mais um indicativo de que a ferramenta de preferência dos brasileiros para comunicação é o WhatsApp e que a substituição que ele vem implementando não toca somente as ligações por voz, mas substituiu quase que completamente as conversas por texto.

 

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2022.

 

Em conclusão, a pesquisa indica a consolidação do WhatsApp como principal ferramenta de mensageria no país e o avanço dela em outros mercados, como o de meios de pagamento, embora haja ainda pontos de melhoria, principalmente no que tange à segurança. O Facebook Messenger vem perdendo espaço e está se tornando uma ferramenta segmentada para pessoas mais velhas e de menor poder aquisitivo, segundo o estudo, embora ainda seja uma ferramenta importante para conversas com empresas. O Telegram quadruplicou a sua base nos últimos 4 anos e também ganhou destaque como canal de conversas com empresas e o Instagram tem grande adoção em seu comunicador, mas possivelmente como reflexo de sua popularidade para publicação de fotos e vídeos e não como uso primário.