Case Raia Drogasil: veja como alavancamos o engajamento da marca no Linkedin

Publicado por

Publicado a 8 de novembro de 2022

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais do mundo, com mais de 850 milhões de usuários. Ferramenta crucial para a imagem de algumas marcas, focar em uma boa estratégia de engajamento pode proporcionar oportunidades de negócios.

Os times da Elife de Customer Experience e Social Intelligence criaram uma campanha de sucesso para a Raia Drogasil, visando engajar a audiência no Linkedin.

O resultado foi o crescimento de 180% no volume de comentários.

Leia também: Você sabe como funciona a Social Intelligence da Elife?

O que eles buscavam?

A RD atua com foco na promoção da saúde e bem-estar e outras ações relativas à longevidade e prevenção de doenças. Foi criada em novembro de 2011, a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A. e, atualmente, é a maior rede de farmácias do Brasil em receita e número de lojas.

A nossa atuação em Customer Experience e Social Intelligence no Linkedin da marca iniciou em julho, com alguns objetivos a serem alcançados:

  • Aumentar indicadores de engajamento em 30%;
  • Insights acionáveis e não custosos (orgânicos);
  • A meta precisa ser atingida no 2° semestre de 2022.

Processo

Após a uma análise estratégica da página de RD (temas de sucesso nas publicações) e de marcas concorrentes, o plano de ação foi definido:

  • Os funcionários são os usuários que mais engajam. Envolvê-los em campanhas internas indica um potencial crescimento, especialmente com o envolvimento de premiações internas e externas;
  • Celebrar conquistas e histórias dos colaboradores é altamente engajador;
  • Marcos importantes foram os principais posts. Ainda que alguns marcos já tenham passado, é possível explorar através de #TBTs;
  • Expor o propósito da marca também é importante para o incremento da estratégia: falar de saúde integral, cuidado e diversidade. E explorar outros formatos, como enquetes.

Primeiros resultados

RD iniciou o plano de comunicação com os funcionários seguindo as recomendações do time Elife. As primeiras mudanças percebidas foram o aumento de usuários que se identificam como funcionário entre junho e agosto (+96%, 402).

Também houve o aumento no público geral (+25%, 218) na plataforma. E os posts mais engajados em julho e agosto foram os institucionais.

.

Progresso dos objetivos

Segundo Victor Bernardo da Silva, gerente de atendimento da conta: “A meta anual estabelecida era aumentar em 30% o número de comentários positivos, ou seja, precisávamos de uma média de 576 comentários mensais. Com os resultados da campanha em setembro, atingimos 10% da meta. 

Um crescimento de 180% no volume de comentários positivos no segundo semestre, principalmente graças ao engajamento dos funcionários.

O volume positivo em setembro apresentou um aumento de 161% em relação ao mês de agosto, assim como o volume geral que cresceu 144% (588). 

Leia também: Cases de sucesso e dados para estratégias de sucesso

Você quer saber mais sobre como a Elife é a melhor solução do mercado para o seu negócio? Fala com a gente que um dos nossos consultores retornará o contato.