Publicado por Luiza Lima
Publicado a 21 de dezembro de 2023
Ao longo de 2023, a Elife desenvolveu diversas pesquisas para compreender melhor o comportamento do consumidor brasileiro e suas preferências quando o assunto é atendimento ao cliente.
Os estudos, assinados pelo Head of Insights Breno Soutto e pelo Head of Operations William Ferreira, trazem aprendizados valiosos para empresas de todos os tamanhos. Confira alguns insights selecionados para superar as expectativas dos seus clientes em 2024!
78% querem ser atendidos em até 2 horas pela resposta de uma marca. Comprar foi a situação em que as pessoas exigiram respostas mais rápidas. Depois das situações de compra, a maior pressa se deu para solução de problemas e de dúvidas;
As pessoas usam uma ampla gama de canais para interagir com marcas em situações do dia a dia, mas buscam formas privadas e diretas para situações graves:
A pesquisa apontou que usuários avaliam e estão mais satisfeitos com o uso de chatbots (38,8%). Os cenários de uso direto, como solicitar a segunda via de uma fatura ou cartão, modificar informações de entrega em uma compra ou cancelar um pedido, são os mais apreciados pelos usuários para adiantar o processo de atendimento.
Para que a transferência seja bem aceita, o consumidor precisa ter clareza do motivo e a migração deve ser mínima, como, por exemplo mudar da área pública para a privada de um mesmo canal.
O callback é uma prática bem aceita pelo público em geral. Os resultados mostraram que 80,1% dos homens e 89,7% das mulheres aprovam a prática de atendimento ao cliente. A flexibilidade e o controle do cliente são fatores importantes na aceitação do callback, com a preferência por estipular um horário para uma conversa acontecer ou receber e responder quando for conveniente.
A flexibilidade e o controle do cliente são importantes na aceitação do retorno de chamada. Os clientes preferem ter a opção de definir um horário específico para a conversa acontecer ou responder às mensagens quando for conveniente para eles. Essa possibilidade de escolha dá aos clientes a sensação de controle sobre o atendimento e aumenta a sua satisfação. A demanda por controle é decisiva na aceitação da prática de callback.
O WhatsApp é o canal preferido para receber feedback das empresas, sendo indicado por 89,4% dos participantes como o canal para conversas com empresas. Além disso, 45,3% dos participantes consideram o WhatsApp como o canal favorito para casos graves. Características como a conversa assíncrona, que permite ao cliente a resposta no tempo dele, e o registro das interações são diferenciais deste canal.
Compras online são frequentes para 67,7% das pessoas, que compram ao menos semanalmente. 28,1% colocaram canais de conversa entre as 3 principais formas de compra online e 5,1% declararam que este é o canal mais usado.
A principal vantagem percebida ao comprar por canais de conversa é a capacidade de interagir com as equipes de vendas (53% dos usuários). Isso permite que os consumidores tirem dúvidas, recebam um atendimento mais personalizado e negociem com os vendedores. No entanto, algumas desvantagens também foram mencionadas, como o atraso nas respostas por parte das equipes de vendas (23,3%) e a impossibilidade de efetuar pagamentos dentro da própria plataforma de conversa (17,4%).
Foi observado durante a pesquisa que 80,5% das pessoas já realizam compras por canais de conversa, como WhatsApp ou chat de redes sociais. Isso indica que o comércio conversacional já é uma realidade para a maioria do público. Os consumidores estão cada vez mais confortáveis em utilizar esses canais para realizar suas compras, aproveitando a conveniência e a interação personalizada que eles oferecem.
O cliente espera respostas rápidas e querem soluções completas, com todo o processo, incluído o pagamento, dentro da plataforma de conversa. Além disso, é preciso usar com responsabilidade o contato do cliente, que não quer ser abordado de forma não solicitada pela loja.
Demandado por sistemas regulatórios e pelo próprio consumidor, o atendimento omnicanal é uma estratégia essencial que combina múltiplos canais como redes sociais, email, e WhatsApp para melhorar a experiência do cliente. Adotada por empresas de diversos tamanhos, essa abordagem inclui o uso de chatbots para eficiência e centralização do atendimento em um único número, facilitando a comunicação e a coleta de dados do cliente.
A Elife é uma consultoria global surgida em 2004 especializada em inteligência de mercado e gestão da experiência do consumidor. Está presente no Brasil, México, Portugal e Espanha com serviços e software.
Apaixonados pela análise do comportamento do consumidor a partir do monitoramento da sua jornada digital. Engajados em aproximar clientes e marcas por meio de relacionamentos que surpreendam. Inspirados por estratégias vencedoras em social media com inovação e tecnologia.
Para ter acesso a mais insights exclusivos, baixe gratuitamente os ebooks dedicados a cada pesquisa: