Publicado por Luiza Lima
Publicado a 2 de fevereiro de 2023
A jornada do cliente é um conceito fundamental para oferecer a melhor experiência aos clientes e conquistar a confiança e a lealdade deles. Definida como a experiência ponta a ponta do cliente, essa jornada pode incluir eventos que ocorrem antes, durante ou depois que o consumidor experimenta um produto ou serviço.
Compreender a jornada do cliente vai além de verificar a satisfação dele nos diferentes pontos de contato com a marca, envolvendo cada uma das transações individuais. Por exemplo: mesmo que, em algum ponto de contato, o cliente avalie bem uma interação com a empresa, a sua satisfação durante a jornada pode reduzir devido ao tempo de espera ou à necessidade de entrar em contato várias vezes para resolver o mesmo problema.
Trocar a avaliação dos pontos de contato pela avaliação das jornadas permite aprimorar a customer experience (CX), ou experiência do consumidor. Isso porque é mais importante proporcionar jornadas inteiras que funcionam bem do que pontos de contato individuais, para elevar os níveis de satisfação e trazer melhores resultados para os negócios.
A jornada de decisão do consumidor é uma reconceitualização do tradicional funil de marketing. Nessa nova abordagem, a forma com que os consumidores tomam decisões é vista como um processo circular, que envolve 4 fases:
Assim, torna-se fundamental que as marcas não só reajam aos seus clientes, mas também modelem ativamente suas jornadas de decisão. O que envolve reduzir ou até eliminar as fases de consideração e avaliação para obter vantagem competitiva.
Ao definir as jornadas de customer experience cruciais para a sua empresa, você também pode reimaginar a abordagem dos próprios serviços operacionais. Para isso, coloque-se no lugar do consumidor e quantifique o que é importante para ele. Em seguida defina uma aspiração e propósito claros, e busque remodelar as interações em diferentes sequências, para então acompanhar os resultados.
Para colocar em prática o conceito de jornada do cliente, comece a mensurar as experiências sem perder de vista esses três pontos principais:
Assim é possível construir aspiração e propósito com uma visão centrada no cliente, para ser traduzida em um mapa concreto da jornada. Além disso, para garantir a lealdade do consumidor é importante desenvolver ao menos quatro capacidades que estão interconectadas: automação, personalização, interação contextual e inovação da jornada.
Com os serviços e software para inteligência estratégica da Elife, você consegue entender melhor as necessidades e desejos do seu consumidor, e proporcionar um atendimento ágil e eficiente por meio de automações, como chatbots. Para saber mais, acesse a página Elife Chatbots e solicite um de nossos consultores!