Publicado por Natália Constantino
Publicado a 8 de junho de 2017
São Paulo, junho de 2016. A E.life, consultoria global especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento digital, passa a adotar em todas os seus serviços premium a tecnologia de inteligência artificial.
As aplicações em inteligência artificial utilizando processamento de linguagem natural e redes neurais evoluíram nos últimos 15 anos e se tornaram mais acessíveis ao mercado. Com acesso às tecnologias mais recentes a E.life está desenvolvendo aplicações para todos os seus clientes de inteligência de mercado e gestão de relacionamento com o consumidor.
Em inteligência de mercado a primeira aplicação apresentada, ainda em 2016, foi a identificação automática de logos. A aplicação da E.life resolve um prolema antigo da área de monitoramento de redes sociais: a invisibilidade das marcas em imagens compartilhadas. Se o consumidor não mencionasse a marca no texto do post, não era possível sua identificação em fotos ou vídeos. A E.life combinou o monitoramento de redes sociais e a identificação automática de imagens para descobrir quais as bebidas mais compartilhadas em fotos do Réveillon e Carnaval, além das marcas mais associadas a #gordices.
O monitoramento de logos em imagens permite analisar milhares de imagens compartilhadas e identificar o Share of Image, ou a participação de uma marca nas imagens mais compartilhadas em categorias, eventos ou épocas especiais. No carnaval, Heineken foi a mais fotografada, com 20%, seguida por Skol (11%) e Budweiser (6%).
Outra aplicação da E.life em inteligência artificial está na área de atendimento ao consumidor. A E.life está aplicando o uso da técnica de redes neurais para criar bots, como são chamados os robôs de auto-atendimento, para a plataforma Facebook Messenger. Com a tecnologia, além de se tornarem mais eficientes em entender as demandas do consumidor, os bots poderão mais facilmente prever o contexto de uma demanda.
A E.life foi a primeira empresa brasileira a desenvolver um protótipo de aplicação para o Amazon Echo a plataforma Alexa, como é chamada a assistente pessoal baseada em voz e lançada pela Amazon nos EUA e Europa. Na aplicação, com ativação em inglês, a Amazon Alexa sugere um café Nespresso mais adequado ao dia da semana.
“As novas técnicas de inteligência artificial e o uso de APIs de parceiros como Amazon, Google e Facebook permitem aplicações inimagináveis há 10 anos atrás. Estamos combinando o que já fazemos de melhor em inteligência e Social CRM para oferecer aos nossos clientes corporativos soluções criativas que aumentem a produtividade com baixo custo”. Jairson Vitorino, CTO da E.life.
Confira o vídeo com a entrevista feita com o CTO E.life, Jairson Vitorino, que explica quais são todas as transformações proporcionadas pela IA hoje na comunicação e quais os próximos passos da empresa.
Os novos serviços baseados em Inteligência Artificial já estão disponíveis no portfólio de serviços E.life.
Social Media na Prática: Automatização do Atendimento ao Cliente
Como a Inteligência Artificial Está Mudando a Face do Monitoramento de Redes Sociais
O que podemos aprender com os primeiros Bots?
Cerveja e Catuaba se destacam entre as bebidas mais consumidas no Carnaval
Cervejas são as bebidas mais consumidas durante o Réveillon
Chocolates e refrigerantes estão entre as guloseimas de indulgência mais compartilhadas no Instagram
Categorias: Notícias
Tags: Inteligência, Inteligência Artificial, Press Release, Social CRM, Tecnologia