Bots e Voice Bots para o varejo: a nova estratégia das marcas

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Publicado a 14 de novembro de 2018


O varejo vem descobrindo as vantagens dos bots e voice bots, como melhores custos e horários de atendimento mais amplos, alavancando negócios e otimizando o atendimento ao cliente.

Segundo pesquisa da Juniper Research, até 2023 mais de 70% dos chatbots serão do setor varejista. O relatório também mostra que o varejo, ao lado dos bancos e do segmento da saúde, proporcionará uma economia de cerca de US$ 11 bilhões por ano até 2023 com a utilização dos chatbots.

Além disso, especialistas em tecnologia de atendimento afirmam que a fidelização dos consumidores às marcas é proporcional às suas experiências de compra e pós-compra, a qual pode ser fortalecida a partir de investimentos em novas e melhores funcionalidades do bot.

Em 2017, a E.life lançou um chatbot para o shopping RioMar Recife, do grupo JCPM. Chamada de Marina, ela permite tirar dúvidas e atender os clientes do centro de compras através da página do Facebook do shopping.

O objetivo do RioMar era responder de forma automatizada perguntas simples e repetitivas, diminuindo a necessidade de interações humanas. Uma das principais vantagens é a otimização de tempo tanto para o shopping, quanto para os clientes: a maior parte das dúvidas do público pode ser resolvida com Marina, poupando-se tempo e liberando o atendimento para questões mais complexas.

Clique na imagem para conversar com Marina

 

O chatbot funciona 24 horas por dia, todos os dias. Com isso, o shopping RioMar se torna o primeiro no Norte-Nordeste a adotar um chatbot para atender seus clientes em tempo real.

Além disso, o grande diferencial é a possibilidade de conversar com Marina como você estivesse conversando com um amigo: de forma natural. Cada vez mais os chatbots usam a Inteligência Artificial para interpretar frases humanas (escritas ou faladas) e para interagir da forma mais natural possível.

 

Confira aqui como a E.life está usando a arquitetura das redes neurais para construir seus chatbots.

 

Ao longo de um ano, o bot RioMar Recife interagiu com, em média, 328 usuários únicos por mês e teve uma média de 3.889 mensagens trocadas com os internautas mensalmente. No mesmo período, 3.27K novos usuários interagiram com a marca.

Outro exemplo de bots para o varejo são os novos chatbots para os shopping centers da Sonae Sierra em Portugal, Norteshopping e Centro Colombo.

Clique na imagem para conversar com shopping Centro Colombo

 

Desenvolvidos pela E.life, os bots foram criados para melhorar a relação dos centros de compras com os consumidores, proporcionando maior engajamento e fidelização no momento de tomada de decisão ou de procura de uma informação.

A Sonae Sierra buscou facilitar a busca de produtos e serviços, aumentando as vendas dos lojistas dos dois centros comerciais, além de garantir uma gestão mais eficaz dos custos operacionais.

Dentre as funcionalidades oferecidas pelos bots, destaque para a localização de lojas, facilitando ao consumidor encontrar a partir do Messenger a localização exata de uma marca. E o atendimento misto também é um diferencial: bot e atendente humano se alternam dependendo da complexidade da demanda do consumidor.

Clique na imagem para conversar com NorteShopping

 

Confira aqui todos os cases de bots e voice bots da E.life!

 

Visando este mercado, a Google lançou as Shopping Actions, um sistema simplificado de compras por voz. Além disso, com o objetivo de atingir um público potencial nas compras de final de ano, a empresa também anunciou parcerias com grandes marcas, como a americana Best Buy e também com a Nike e a Sephora, ambas com filiais brasileiras.

Os negócios participantes das Shopping Actions podem ter seus produtos expostos quando os usuários fazem compras por voz e isso incentivará as vendas de fim de ano por meio da voz.

E para otimizar a experiência dos usuários com as Shopping Actions, a Google introduziu um carrinho de compras universal compartilhado entre o Google Assistant (plataforma de bot do Google) e a sua plataforma de pesquisa (search).

Selecionamos 3 aspectos que mostram porque as Shopping Actions são a tendência para as compras ao longo dos próximos anos:

  1. Experiência de compra simplificada
  2. Crescimento de compras por Shopping Actions
  3. Vantagens para os varejistas

 

Veja aqui o artigo completo sobre o potencial dos voice bots para o e-commerce.

 

Alexandre Gama, Diretor de Customer Experience na E.life, explica a importância dos bots e voice bots para o varejo:

“Chatbots e voice bots são poderosos meios de relacionamento entre empresas e consumidores e podem ser criados para fins de atendimento ao cliente, informações, divulgações, vendas e execução de tarefas repetitivas em geral. Permitem integração com outros sistemas para consulta de dados do cliente, tornando ainda mais relevante a experiência do usuário.

Quando pensamos em aplicações para shoppings e grandes centros comerciais de varejo, os bots se tornam um aliado importante no processo de divulgação e venda de lojas, produtos e serviços. Podem ser facilmente instalados nas redes sociais, websites, apps ou canais de voz dos estabelecimentos.”

 

Ficou interessado em implementar um bot ou voice bot na página da sua empresa você também? A E.life tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento de bots: navegação, programação, redatores e designers estão preparados para criar o seu bot.