Publicado por Pedro Fernandes
Publicado a 12 de junho de 2019
O termo “transformação digital” ganhou espaço nas discussões sobre inovação nos setores de marketing e atendimento ao consumidor nos últimos anos. O desafio é preparar as empresas para um cenário de adoção de novas tecnologias pelo consumidor, que possui mais acesso à internet (70% da população brasileira¹), e está menos dependente do computador. Segundo o Google, 71%² dos usuários iniciam sua jornada de compra por meio de busca no celular.
Para avaliar as iniciativas das empresas em atender a essa demanda de digitalização, investigamos em maio/2019 como os resultados das buscas do Google interferem na jornada digital do consumidor brasileiro que procura um canal de relacionamento ou atendimento. Lembrando que a busca dos touchpoints de relacionamento é o primeiro passo na experiência do consumidor. Nosso principal objetivo é entender como as empresas estimulam acesso aos seus pontos de contato digitais através dos resultados do buscador Google.
Neste estudo você verá os seguintes tópicos:
A partir da listagem dos cinco maiores bancos em ativos segundo o levantamento da revista “Valor Econômico”³, entre eles: Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica e Banco do Brasil, pesquisamos no Google, para cada banco, palavras-chave que os usuários possivelmente utilizam em buscas quando precisam de suporte de atendimento da marca como, por exemplo:
Buscas relacionadas ao contato telefônico:
Buscas relacionadas ao contato digital:
Buscas genéricas:
Por fim, classificamos a natureza desses resultados de acordo com o conteúdo do link encontrado: “telefone”, “fale conosco”, “digital’ ou “não oficial”.
Com base nesse levantamento, nossas principais hipóteses são:
Para exemplificar cada categoria de classificação, selecionamos abaixo alguns resultados obtidos nas buscas do Google:
Para iniciar nossa pesquisa, utilizamos o Google Trends a fim de levantarmos a popularidade das pesquisas dos cinco bancos selecionados associados ao termo “SAC”. No primeiro resultado, levantamos este comportamento ao longo dos último cinco anos, entre 2014 e 2019, e descobrimos que os clientes do Santander procuram mais por canais onde possam obter atendimento em comparação aos clientes dos demais bancos. Este resultados indicam, principalmente, a dificuldade do público da marca em localizar pontos de contato disponíveis para atendimento.
Comparamos o TOP 5 do Google Trends relacionados à buscas de atendimento com dois outros índices de reclamação: 1) ReclameAqui, site que permite reclamar sobre marcas e 2) Procon, órgão de defesa do consumidor. O resultado confirma a nossa hipótese que não há uma correlação entre buscas no Google por canais de atendimento com a quantidade de reclamações por banco, visto que embora o Santander seja o banco mais buscado no Google, ele não o mais reclamado no Procon e no Reclame Aqui.
Trends – Top 5
Ainda que exista uma grande onda de digitalização, é importante notar a preferência do usuário em ser atendido pelo canal telefônico em detrimento aos demais canais. Este comportamento de busca se repete mesmo quando se trata de um banco 100% digital como o Nubank, por exemplo. Segundo o Google Trends, o canal Telefone, é o ponto de contato mais procurado para este banco.
O Nubank possui canais digitais como Chat e e-mail, além de redes sociais.
Uma das dificuldades encontradas na jornada de digitalização do consumo está justamente na ausência de estímulo das empresas em propor o auto atendimento, ou o atendimento via pontos de contatos digitais, visto que 80% dos resultados de pesquisa apontam os canais telefônicos entre as primeiras opções dos links do Google.
A lei do call center, expressa no decreto 6523/08*, artigo 7, diz que “o número do SAC constará de forma clara e objetiva em todos os documentos e materiais impressos entregues ao consumidor no momento da contratação do serviço e durante o seu fornecimento, bem como na página eletrônica da empresa na INTERNET”.
Mesmo compreendendo a necessidade estipulada pela lei do canal telefônico de forma de acessível, as empresas não possuem restrições para divulgação dos canais digitais. Além de estimular o processo de transformação digital, a priorização dos canais digitais, mesmo em estratégias de links patrocinados, pode estimular os correntistas a usarem cada vez mais o auto-atendimento.
O segundo maior resultado das pesquisas está concentrado em páginas do Fale Conosco no site dos bancos. Embora tenhamos neste resultado uma série de pontos de contato disponíveis, como podemos ver no exemplo abaixo, é importante registrarmos que o simples fato de termos o número da central telefônica entre as opção já é suficiente para estimular o usuário a optar pelo canal, dada sua sincronicidade.
Observamos que empresas como AirBnB, com mais de 640 mil anfitriões e 150 milhões de clientes, na sua Ajuda (similar ao fale conosco), disponibiliza uma árvore de decisão com uma série de perguntas e respostas mais frequentes. O usuário é estimulado a navegar nesta árvore de decisão e apenas se não conseguir resolver o seu problema consegue obter o acesso a uma linha telefônica do AirBnB. Ou seja, em startups como o AirBnB, o contato telefônico não é estimulado.
Diferenciamos os resultados das buscas realizadas no browser do celular e no desktop. Em ambos os casos, o 0800 e sites não oficiais ocupam majoritariamente os links retornados. Em 63% (28) dos 45 cruzamentos de termos e bancos, o google apresenta uma caixa de destaque com o 0800 do banco:
Nossa pesquisa também identificou que a soma de canais não oficiais, que invariavelmente acabam direcionando o público para listas telefônicas ou sites de reclamação, como o Reclame Aqui, assume a segunda posição no volume de resultados. Esta análise demonstra a necessidade de curadoria do conteúdo de palavras-chaves no direcionamento de mídia para áreas de atendimento, primeiro devido ao estímulo do contato telefônico que estas listas proporcionam, segundo por não serem um canal oficial da marca podendo, inclusive, não conter uma informação verídica ou atualizada.
Um ponto sensível da curadoria de palavras que estamos apresentando aqui consiste na assertividade da busca que o consumidor faz pelo canal que ele deseja atendimento. Em 41% das buscas por “chat” e “e-mail” que realizamos, temos como retorno links com direcionamento para o telefone ou fale conosco da marca. Por outro lado, quando a busca é por “telefone”, 78% dos resultados são assertivos em direcionar o público para o canal desejado:
Dentre os resultados das nossas pesquisas, o Bradesco e a Caixa assumiram a posição de bancos mais digitais com o maior volume de links (17) direcionando os usuários para canais digitais ou autoatendimento, porém, não identificamos nenhuma boa prática que promovesse este resultado entre eles, apenas o fato de não disponibilizarem o telefone como primeira opção.
Por outro lado, o Banco do Brasil demonstrou ser o banco mais analógico, com o maior volume (58) de links direcionando os usuários para o telefone.
William Ferreira | Coordenador de Operações
Cecília Hummel | Analista de Customer Experience
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