WhatsApp oferece função de pagamentos pelo app no Brasil

Publicado por

Publicado a 15 de junho de 2020


O Facebook está lançando no Brasil o WhatsApp Payments, que permite aos usuários fazer pagamentos e transferências no próprio aplicativo de mensagens.

Em post no seu perfil oficial, Mark Zuckerberg explicou que o Brasil é o primeiro país a ter a função de pagamentos pelo WhatsApp. Segundo ele, um dos objetivos é permitir que pequenas empresas possam vender diretamente por seus canais de WhatsApp.

 

Disponibilizado a partir desta segunda-feira (15), o WhatsApp Payments por enquanto está disponível apenas para Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Os usuários podem fazer transações de crédito ou débito com as bandeiras Mastercard e Visa.

Os pagamentos feitos pelo WhatsApp serão processados pela Cielo e não cobrarão taxa dos usuários, apenas dos vendedores.

Para usar a nova funcionalidade, os usuários precisam primeiro adicionar e validar um cartão com função débito. Cada compra será confirmada com um padrão (PIN) do Facebook Pay ou pela biometria do smartphone.

Quem comprar pelo WhatsApp poderá acessar seu histórico nas configurações de pagamento e ver o status de transferências nas próprias conversas.

Para os vendedores, o processo também é simples: basta inserir os dados da empresa e adicionar uma conta de recebimento para começar a vender.

As empresas parceiras aproveitaram para divulgar a novidade em seus canais: