Black Friday: sua empresa está preparada para oferecer o melhor atendimento?

Publicado por

Publicado a 11 de novembro de 2022

Vem aí a época mais quente do ano para consumidores e empresas varejistas: a Black Friday. A Méliuz ouviu 25 milhões de usuários e publicou um estudo apontando que mais de 90% deles pretendem fazer compras neste ano durante a Black Friday.

A alta expectativa dos consumidores acarreta na responsabilidade das lojas oferecerem uma ótima experiência, que vá além da compra de um produto ou serviço.

Como consolidar o bom atendimento e garantir a fidelização dos clientes que terão, por vezes, o primeiro contato com a sua empresa?

Primeiro de tudo: invista na omnicanalidade. Com as novas diretrizes da Lei do SAC em vigor desde outubro, os varejistas precisam estar preparados para atender bem nos diversos canais disponibilizados pela marca, de forma integrada.

Por exemplo, é proibido solicitar que o cliente repita a demanda, mesmo que ele alterne entre canais. Se um atendimento começou por meio de uma rede social e precisou seguir para o telefone, o atendente precisa estar com todas as informações.

Mais: Baixe o ebook Experiência no Atendimento gratuitamente.

Atenção às preferências do consumidor

O SAC por telefone é obrigatório, deve ter a gravação registrada por 90 dias e, caso a ligação seja interrompida pelo atendente, deve ser retornada e concluída.

Mas, para além da Lei, o telefone tem relevância por se tratar de um canal interpessoal. É o que mostra a pesquisa Experiência com o Atendimento (Elife, 2022):

  • Entre as redes sociais, o Instagram é o canal de atendimento preferido para falar com empresas: 65,3%.
  • Para solucionar problemas, os canais de comunicação mais buscados são o WhatsApp (45,3%), seguido do Telefone (31,6%);
  • O Telefone é o quarto canal preferido para conversar com empresas, com 58,7%, ficando atrás apenas do WhatsApp, Instagram e do Facebook;

Leia também: Pesquisa mostra que o telefone é um dos canais mais buscados pelos consumidores

Aposte no atendimento pelo WhatsApp

O WhatsApp é o principal canal usado por quem busca atendimento. O canal de mensageria foi apontado como o preferido para entrar em contato com uma empresa entre 89,4% dos respondentes da pesquisa  Experiência com o Atendimento (Elife, 2022).

Mais: Quais os canais preferidos dos consumidores?

Trace estratégias a partir de dados reais

Prepare seu time de atendimento e desenvolva uma jornada de compra a partir de dados reais sobre experiência de atendimento ao consumidor.

Para além do preço, é a qualidade e o bom atendimento que têm se mostrado fundamentais para o consumidor brasileiro ser fiel a uma marca. 

Baixe gratuitamente nosso ebook Experiência com o Atendimento e veja como oferecer uma experiência incrível para o seu cliente em todo o processo do pré ao pós-venda.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato que um dos nossos consultores fará uma proposta personalizada de acordo com as necessidades da sua empresa.