Stranger Topics: Tecnologia no acesso à saúde, com Fred Rabelo, da TI Saúde

Publicado por

Publicado a 11 de abril de 2023

No episódio 21 de Stranger Topics, o podcast sobre negócios e inovação no mundo das startups, conversamos com o CEO da TI Saúde, Fred Rabelo. Ele conta como a resiliência e a integração foram fundamentais para a health tech ver sua equipe quadruplicar e o faturamento sextuplicar nos últimos anos.

Quando a TI Saúde concluiu seu sistema de telemedicina, em 2019, a equipe descobriu que esse tipo de atendimento era proibido. Em 2020, foi liberado por causa da covid-19. A alta demanda pela tecnologia desencadeou o processo de fusão e aquisição pelo Grupo DPSP, das drogarias Pacheco e São Paulo. 

Uma das parcerias da TI Saúde que ganhou maior destaque foi firmada com o Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “A plataforma da TI Saúde, em uma única cessão, fez mais de 15 mil atendimentos para a população SUS. Então, um paciente em dúvida, se estava com Covid ou não, entrava no aplicativo Viva Saúde e agendava horário com um médico especialista ou professor da UFPE”, explica Fred Rabelo. 

Uma das preocupações de Fred Rabelo é utilizar a rede da TI Saúde para unir população carente e tecnologia no mesmo plano de negócio, tornando serviços acessíveis para cerca de 75% da população não tem plano de saúde. Por meio do Market Place que a TI Saúde está desenvolvendo, essas pessoas poderão ser atendidas a um custo inferior da consulta convencional e com uma agilidade que o SUS ainda não proporciona. 

“O que a gente tem feito, basicamente, é conectar essa rede que utiliza nossos softwares e tentar melhorar as ineficiências no setor de saúde ou aumentar a disponibilidade a custo reduzido. E o nosso foco é principalmente esse 75% da população que não tem plano de saúde”, afirma Fred Rabelo. 

Também foram abordados conceitos como o modelo fígital, ou phygital, uma parte importante da estratégia da plataforma Viva Saúde, que usa recursos digitais e mantém uma estrutura física. Assim o paciente é atendido por profissionais de saúde de forma remota e também pode ser acompanhado, em tempo real ou de forma assíncrona, quando vai à farmácia verificar a pressão ou conferir a taxa de glicemia.

Para saber mais sobre a história da TI Saúde e seus planos de crescimento no disputado e regulamentado mercado de saúde, escute o episódio completo pelo Spotify:

Ou pelo YouTube:

Stranger Topics também está disponível no Deezer e no Google Podcasts. Acompanhe!