Publicado por Luiza Lima
Publicado a 11 de maio de 2023
Como usar o ChatGPT para vender mais e atender melhor seus clientes? A boa notícia é que as empresas já podem integrar a inteligência artificial (IA) do ChatGPT ao seu próprio bot de atendimento de forma rápida e fácil.
Através do serviço de criação de bots com processamento de linguagem natural (PLN) desenvolvido pela Elife é possível integrar a API oficial do ChatGPT aos canais de atendimento que possuem suporte para bots, como WhatsApp, Facebook e Instagram.
O serviço de apoio na criação de bots da Elife funciona como um intermediário entre os usuários e o modelo de IA do ChatGPT. Mas com uma diferença: a IA é treinada com as instruções da empresa e responde como se fosse um atendente humano da marca.
Para tornar o processo de criar um chatbot mais prático para os usuários, os desenvolvedores da Elife testaram formas de enviar instruções para o modelo de IA do ChatGPT no formato do FAQ de uma empresa.
Durante os experimentos, a equipe de desenvolvedores Elife conseguiu usar o modelo do ChatGPT para substituir a antiga árvore de decisão, que era a estrutura conversacional utilizada para criação de bots. Elaborar árvores de decisão demandavam tempo e conhecimento especializado para garantir um bom funcionamento do bot.
Com o uso do modelo de IA do ChatGPT, a árvore de decisão não é mais necessária. Após o devido treinamento, o bot se torna capaz de fazer muito mais do que responder às perguntas frequentes dos clientes. Ele também processa informações e conversa com os usuários como se fosse um atendente humano.
Por exemplo: quando o cliente pergunta sobre o valor de um produto, o bot da empresa responde de acordo com a tabela de preços que foi enviada para ele, de forma natural.
As informações para aprendizado do bot devem ser enviadas por meio do time de Customer Success da Elife. Os dados podem ser enviados no formato de texto corrido, links, documentos e planilhas, ou como dicas de atendimento para o bot, como se ele fosse um atendente humano.
De acordo com o engenheiro de Machine Learning, Jefferson Lima, a API oficial do ChatGPT foi escolhida por garantir maior usabilidade e os melhores resultados para os clientes. “Durante a criação do bot, a empresa poderá instruí-lo de forma muito humanizada e de alto nível, como se estivesse passando instruções para um analista humano”, explica Jefferson. Assim, o cliente pode criar um chatbot personalizado com o suporte da Elife.
As possibilidades de treinamento do bot da Elife são inúmeras: desde se apresentar como bot da empresa até identificar as demandas que devem ser repassadas para o atendimento humano, que é chamado de atendimento de nível 2.
Uma das vantagens de usar o ChatGPT em bots de atendimento é que a tecnologia responde às perguntas dos usuários de forma natural e humanizada, como se estivesse conversando com eles. O que elimina a necessidade de usar botões e interações, comuns em bots baseados em árvores de decisão.
No entanto, também é necessário tomar alguns cuidados com o ChatGPT para orientar o que ele vai informar aos clientes. A empresa precisa limitar o espaço de resposta da IA, além de treiná-la para identificar as questões que devem ser encaminhadas para o nível 2. Isso pode ser feito em uma conversa com o bot, ensinando-o a não passar informações erradas ou respostas inadequadas para o público.
Para os clientes da Elife, o processo é ainda mais simples: a empresa conta com um serviço de apoio contínuo para elaborar uma lista de comandos (prompts) personalizados para o seu segmento de atuação, além de receber treinamento e atualizações sobre o bot.
De um modo geral, o bot é sempre instruído a adotar um tom de voz amigável, gentil e educado, com a possibilidade de ser personalizado para cada marca.
Com um prompt elaborado para e-commerce, por exemplo, o bot pode ser instruído para, além de se apresentar e responder perguntas, seguir regras comportamentais definidas de acordo com os valores da marca.
Caso o usuário pergunte sobre preços, descontos ou promoções, é possível direcioná-lo para o link de busca do produto que está procurando. Esse direcionamento impede que o bot dê um desconto inadequado, por exemplo.
Chatbots podem ser implementados em inúmeros canais, como Facebook, Instagram e Webchat. Mas eles são ainda mais eficientes no WhatsApp, o canal preferido de 89,4% dos consumidores brasileiros (Elife, 2022).
Ao encontrar os consumidores no canal preferido deles, o seu negócio dá o primeiro passo para entregar a melhor experiência do cliente. O que aumenta as chances de conversão, vendas e satisfação dos consumidores. Então, por onde começar?
Você já pode integrar a tecnologia do ChatGPT ao seu bot de atendimento WhatsApp usando a Cxpress, a plataforma da Elife para gestão de atendimento omnicanal no WhatsApp, redes sociais, telefonia e e-mail.
Além do serviço de apoio na criação de bots com a IA do ChatGPT, a Cxpress oferece tudo o que você precisa para elevar a qualidade do seu atendimento, integrando os principais canais em uma só plataforma. Dessa forma, sua empresa:
Quer ver como a Cxpress funciona na prática? Acesse a página da plataforma e marque sua demonstração gratuita! Um de nossos especialistas logo vai entrar em contato.