Elife: Case de sucesso Panvel

Case de sucesso Panvel: Como inovar o relacionamento com o cliente por meio de chatbots?

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Publicado a 10 de agosto de 2023

O relacionamento entre empresas e consumidores evolui rapidamente. À medida que os consumidores exigem que as empresas os encontrem nos canais que eles preferem, a comunicação das marcas por meios de canais de chat conquista cada vez mais espaço. 

Os consumidores desejam experiências de compra e atendimento que sejam, além de personalizadas, rápidas e eficientes. E os dados demonstram que uma das exigências dos clientes é a maior agilidade das respostas das marcas. 

De acordo com a pesquisa Experiência com Atendimento (Elife, 2022):

  • 86% das pessoas gostariam de obter respostas em até duas horas quando buscam comprar um produto ou serviço;
  • 80% desejam ser respondidas em até duas horas quando precisam solucionar problemas e dúvidas. 

Com o desafio de desenvolver uma nova solução de relacionamento com os clientes, a rede de farmácias Panvel entrou em contato com a Elife. O principal objetivo da empresa era facilitar o acesso aos seus produtos e serviços de forma rápida e automatizada. Logo teve início o projeto de criação de um chatbot para o Facebook.

A primeira etapa do projeto envolveu um estudo aprofundado das necessidades dos clientes da Panvel, identificando as funcionalidades mais relevantes para o chatbot. A equipe de desenvolvimento da empresa, trabalhando em colaboração com a equipe de marketing, focou na criação de uma interface amigável e funcional.

Os primeiros resultados podem ser observados em uma comparação do primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período de 2022. Entre eles, um aumento de 23% nas respostas positivas da pesquisa NPS, o que indica um aumento na satisfação dos usuários e na reputação da marca nas redes sociais devido à eficiência do serviço de marketplace.

Integração da API

Um dos pontos cruciais do projeto foi a integração do chatbot com a API da Panvel, o que permitiu aos clientes consultarem produtos e preços diretamente por meio da plataforma. Para assegurar a qualidade das interações, foi elaborado um fluxo de conversa otimizado com perguntas e respostas predefinidas, além da opção de solicitar atendimento humano quando necessário.

A integração com a API da Panvel resultou em um aumento de 332 (36%) nas buscas por produtos e medicamentos durante o mesmo período comparativo entre 2022 e 2023.

Transformação da Experiência do cliente

Antes da criação do chatbot, os clientes da Panvel precisavam acessar o site ou ir pessoalmente a uma das lojas físicas para consultar produtos e serviços. 

Desde o início da implementação do projeto, pôde-se observar um aumento na taxa de retenção do bot, o que mostra como a automatização dos processos de vendas gerou economia de recursos humanos. Por meio do chatbot, 366 conversas a mais foram solucionadas, diminuindo a demanda por atendimento humano:

Points scored

Com a implementação do chatbot, os clientes passaram a ter acesso rápido e fácil a todos os produtos da empresa, sem precisar sair do Facebook. Além disso, o chatbot oferece uma experiência de acesso totalmente automatizada. 

Outros resultados alcançados pelo chatbot da Panvel foram:

  • Mais de 10 mil usuários atendidos;
  • Mais de 12 mil sessões realizadas;
  • Uma taxa de retenção de 91%.

O case Panvel demonstra como implementar chatbots de forma estratégica pode elevar a experiência do cliente, impulsionar a eficiência operacional e consolidar a posição competitiva de uma empresa no cenário digital.

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