Publicado por Natália Constantino
Publicado a 24 de fevereiro de 2021
Cada pessoa tem seu jeito diferente de comer McDonald’s e é essa relação afetiva com a marca que a rede vem explorando em sua comunicação. Afinal, é o que torna a experiência de cada cliente única.
Foi a partir da análise do comportamento consumidor, que em 2019 o McDonald’s começou a trocar o letreiro das suas fachadas pela grafia Méqui e destacar os apelidos carinhosos dados pelos brasileiros.
Em continuidade à essa estratégia veio a hashtag #fomedeméqui e agora a primeira campanha institucional de 2021: #Méquizice. Sabe quando você passa a batata frita no sundae? Isso é #Méquizice. Pode até parecer estranho, mas para muitos clientes tem um valor especial.
Desenvolvida pela agência DPZ&T, a campanha teve 3 momentos: Teaser, Lançamento e Semana Promocional. E como inspirar os consumidores a compartilharem os jeitos mais inusitados de misturar produtos? Foi aí que o engajamento criativo dos analistas de atendimento da Elife fez a diferença no ambiente digital.
Confira abaixo o nosso case de interação no Twitter.
Durante o período de Teaser focamos em incentivar interações dos usuários sobre a mistura de produtos, em um tom descontraído e inspirador. E o mais importante: sem revelar a ideia de “Méquizice”.
Assim, iniciamos uma conversa sobre o tema na publicação teaser da mistura de McShake com McFritas, a partir da resposta de um seguidor. O usuário achou estranho a combinação da foto e essa foi a oportunidade perfeita para abrir o diálogo.
A interação foi pensada para ressaltar a brand persona com criatividade, instigando a curiosidade e conceito da campanha.
A interação soou tão curiosa e divertida que os usuários replicaram o comentário em 223 retweets, rindo positivamente da expressão “hmmmm nham”e achando a mistura inusitada.
Com isso, ampliamos o alcance da postagem, impactando 125.339 seguidores através dos retweets. Ou seja: mais de 100 mil pessoas envolvidas com a marca e com o mote da campanha.
Graças ao engajamento dessa interação, o post rankeou entre os mais engajados da marca no mês de janeiro. De acordo com o Buzzmonitor Analytics Pro, ele ficou na posição 7 dos top 10 do Twitter d0 McDonald’s.
Ficha técnica:
Equipe: McDonald’s
Analista de atendimento: David Casimiro Estrela
Gerente: Guilherme Zomer
Coordenador: William Ferreira
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Categorias: Blog
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