Publicado por Natália Constantino
Publicado a 12 de março de 2021
O Dia do Consumidor teve sua estreia em 2014, como uma iniciativa do varejo online, e de lá para cá conquistou espaço, Tanto, que já se tornou a data mais importante do primeiro trimestre para vendas de diversas categorias. O mesmo aconteceu com a Black Friday, que em 2014 era conhecida por apenas 27% dos brasileiros e no ano seguinte aumentou seu awareness para 56%, segundo pesquisa do Google. Outro estudo do buscador, revelou que em Janeiro de 2018, apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor, em contrapartida 81% pretendiam comprar algo. Afinal, quem não ama descontos?
Durante a pandemia, as compras online tiveram um grande crescimento (globalmente 89% das pessoas estão fazendo compras online) e esse novo hábito será um ponto favorável para o Dia do Consumidor este ano. No entanto, é importante estar atento a outros fatores além do preço. Dados do Facebook IQ apontam que para 68% dos millennials e geração Z o serviço ao consumidor é fator diferencial e, globalmente, 40% das pessoas levariam mais em conta empresas com as quais pudesse trocar mensagens. Dessa forma, se conectar de forma clara, rápida e satisfatória com o seu cliente te ajudará a estar na frente dos concorrentes.
Aqui na Elife, usamos o tempo médio de resposta para identificar melhorias no atendimento das marcas. Com o gráfico tempo médio de resposta é possível verificar se no período definido o SLA pretendido está sendo cumprido, além de comparar com o período anterior. E como saber se a sua marca está indo bem? Fizemos um levantamento com o tempo médio de 80 operações de atendimento, agrupadas em 8 categorias com 10 marcas em cada.
Confira abaixo os dados do estudo elaborado na plataforma Buzzmonitor, considerando o período de outubro/2020 a março/2021 para as principais redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Sobre satisfação do consumidor com o atendimento:
Notamos que há uma correlação entre o tempo de resposta e quantidade de pessoas insatisfeitas com a resolução dos seus casos, ou seja, quanto mais demorado o atendimento, maior a taxa de insatisfação do consumidor com a resolução:
Mas afinal, quais são os caminhos para reduzir o seu tempo de resposta e aumentar a satisfação do consumidor? Listamos abaixo 7 passos para a sua marca:
Esperamos que as dicas tenham sido valiosas para a sua marca. Se você deseja otimizar o atendimento e reduzir custos, te convidamos a conhecer nossos cases de bots multicanal.
Nossos consultores estão disponíveis para esclarecer dúvidas e desenvolver em conjunto a solução ideal para a sua empresa.
Tags: Atendimento, Atendimento ao Consumidor, Jornada do Consumidor, Social CRM