Coolhunter: como o estudo de tendências impacta na percepção de marca | Case Casas Bahia

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Publicado a 22 de fevereiro de 2022

 

Buscar a inovação e estar na vanguarda do mercado é um desafio constante para as empresas. E é na resolução dessa dor que começa a atuação do Coolhunter, profissional capaz de antecipar tendências, orientar posicionamentos de mercado e estruturar estratégias em diversas áreas da empresa.

Nos times de gestão de redes sociais, a atuação do Coolhunter pode impactar diretamente na percepção da marca pelos consumidores. Foi com o olhar estratégico e o estudo de tendências realizado por esse profissional que a Casas Bahia aumentou em 92% o número de interações no Twitter em dezembro de 2021.

Nesse artigo, vamos entender como funciona a atuação do Coolhunter e analisar dados e resultados do estudo de tendências na estratégia usada pela Elife para aumentar a percepção da marca da Casas Bahia. Continue lendo!

 

O que é o Coolhunter?

O Coolhunter (ou caçador de “coisas legais”) é o profissional responsável por estudar sinais criativos que apontem tendências. E a partir dessas análises, indicar caminhos de inovação para as empresas se manterem relevantes no mercado.

O profissional Coolhunter é uma pessoa movida a pesquisas e análises, capaz de identificar esses sinais bem no início, interpretá-los e estabelecer padrões entre eles.

Esses sinais “cool” podem ser mudanças no comportamento das pessoas, produtos, locais, estilos, comportamento de compras, hábitos, memes do momento e diversos outros.

Assim, o Coolhunter identifica o que é cool, interpreta o que está por trás desse movimento e estabelece relações com outros sinais (mesmo que de áreas distintas). Com essas análises em mãos, o Coolhunter consegue orientar a empresa e indicar estratégias que visam a inovação – sempre baseado nos valores e objetivos da marca.

 

Case Casas Bahia

A cada mês, o time de Customer Experience da Elife, responsável pelo atendimento das Casas Bahia, aperfeiçoa suas estratégias para alcançar mais conexão com os usuários das redes sociais. E uma delas é a atuação do Coolhunter para entender os assuntos de interesse do público e propor interações ativas.

No mês de dezembro de 2021, a importância desse recurso no time pode ser percebida na prática com o aumento de 92% em curtidas e retweets no Twitter devido ao retorno do estudo de tendências. O que se relaciona diretamente ao conceito de Brand Territory.

Apontada como uma das tendências para 2022, a Brand Territory (metodologia proprietária Elife CX + SA365) é uma análise que proporciona à marca criar conteúdos que alinhem sua comunicação, visão e valores adequados à percepção do seu público. Além também de expandir seus territórios de posicionamento.

 

Nas páginas da Casas Bahia, os insights do Coolhunter orientam o time com temas que podem despertar mais interesse do público e conversem com o posicionamento da marca. Para o mês de Dezembro, foram identificadas oportunidades sobre assuntos que se relacionam com o comportamento e entretenimento dos usuários, trazendo o mascote CB para esses universos. 

Assim, com interações criativas e por dentro das tendências, foram alcançados os melhores resultados do mês no que diz respeito ao engajamento. Houve um aumento de 92% em curtidas e retweets no Twitter como retorno das ações.

Entre as interações, a mais curtida foi a interação desejando feliz aniversário ao Tae do BTS com 1,7 mil likes – o tweet também foi o mais compartilhado e o principal destaque do Twitter, registrando 585 retweets. A segunda foi a resposta ao Uptadechart que recebeu 1,1 mil likes e 326 retweets. Por último, o tweet para o HBOMax sobre Dragon Ball Z mostrando o CB de Goku com 296 likes

 

 

As 3 interações foram feitas em postagens que não mencionam a marca, mas que a partir da análise do Coolhunter foram apontadas como momentos de oportunidade. Assim a marca estabeleceu a sua presença e identidade para além dos canais próprios. 

O Anime Dragon Ball é muito querido pelo público brasileiro e ganhou especial atenção no mês de maio de 2021, quando foi anunciado um novo filme da saga para 2022. Mesmo assim, o interesse por buscas se manteve durante todo o ano, como revela o Google Trends, Já o BTS teve a maior atenção em buscas em dezembro de 2021. Nesse mês, o grupo voltou aos palcos após 02 anos sem apresentações presenciais.

 

 

A contextualização do mascote em temas de oportunidade também impactou na percepção positiva dele. Considerando todas as redes, a margem positiva representou 56% do total das menções ao mascote CB, com um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao mês de novembro. 

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