Publicado por Luiza Lima
Publicado a 8 de junho de 2023
Se você perguntar ao ChatGPT “o que é prompt?”, ele vai responder de várias maneiras. Isso porque prompt – geralmente traduzido como “comando” ou “orientação” – é um conceito usado em diversas áreas, mas que está ganhando cada vez mais destaque no atendimento ao cliente.
No contexto de uma inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, um prompt é a instrução fornecida ao modelo de linguagem para orientar sua resposta ou geração de texto. Quanto mais específico o prompt for, melhor vai ser o retorno para o usuário.
Cada vez mais pessoas têm usado os prompts como uma ferramenta valiosa para obter respostas assertivas dos chatbots com processamento de linguagem natural (PLN), como o ChatGPT. Neste artigo, você vai entender como usar essa nova tecnologia para transformar o seu atendimento ao cliente.
Prompt é um comando enviado ao bot de atendimento que serve como base para que o modelo compreenda a intenção do usuário e produza uma resposta relevante. Ele pode ser composto por várias frases, ou até mesmo por um parágrafo completo.
É importante que o prompt contenha as informações necessárias para contextualizar a interação e influenciar a resposta gerada pelo modelo de linguagem. O prompt é crucial para direcionar o comportamento e o desempenho do bot, permitindo uma interação mais precisa e coerente com os usuários.
O ChatGPT ajudou a popularizar o uso de prompts entre as pessoas. À medida que as interações com o ChatGPT se espalharam nas redes sociais, os usuários perceberam como instruções claras e específicas são importantes para obter respostas relevantes.
Aprender a usar prompts de forma eficiente permite que profissionais de diversas áreas utilizem a IA generativa para reduzir a sua carga de trabalho, economizando recursos ao realizar tarefas repetitivas ou gerar primeiros rascunhos de texto.
Em uma rotina de atendimento ao cliente, o ChatGPT pode ajudar a padronizar a interação com os consumidores, gerando respostas consistentes e completas. É possível criar prompts específicos para situações comuns, como perguntas sobre pedidos, informações de produtos ou políticas de devolução.
Nesse caso, deve-se tomar alguns cuidados ao elaborar um prompt para conseguir a melhor resposta do ChatGPT:
Seguindo esses passos, as empresas garantem que os consumidores recebam respostas precisas, independentemente do atendente que estiver respondendo. Isso aumenta a confiança e a satisfação do cliente, ao mesmo tempo em que reduz erros e inconsistências nas interações.
Também é possível integrar chatbots com a tecnologia do ChatGPT em uma plataforma de atendimento ao cliente, o que traz benefícios significativos para a empresa. O uso da tecnologia baseada em prompts dá maior liberdade para o cliente, além de possuir diversas vantagens em comparação com os chatbots baseados em uma árvore de decisão.
Por meio dos prompts, o chatbot compreende rapidamente as perguntas e solicitações do público, resultando em respostas mais relevantes e eficientes. O que melhora a experiência do cliente, reduzindo o tempo de espera e fornecendo soluções mais adequadas para suas necessidades.
Já existem softwares que permitem integrar o ChatGPT nos canais de atendimento da sua empresa. A opção mais completa e com o melhor preço é a Cxpress, a plataforma da Elife para gestão de atendimento omnicanal no WhatsApp, redes sociais, telefonia e e-mail.
Com a Cxpress, você pode integrar a API oficial do ChatGPT em todos esses canais, e ainda contar com um serviço de apoio na criação de bots personalizados. A plataforma foi desenvolvida por especialistas em atendimento para oferecer diversas vantagens, como:
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