Como automatizar compras via WhatsApp com um bot de vendas?

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Publicado a 11 de maio de 2023

A comunicação das marcas por meio de canais de conversa conquista cada vez mais espaço. Por isso, muitas empresas têm buscado facilitar o processo de compra via WhatsApp, que é o canal preferido de 89,4% dos consumidores brasileiros.

De acordo com a pesquisa Conversational Commerce (Elife, 2023), mais de 80% dos consumidores brasileiros já realizaram compras através de canais de conversa. O WhatsApp inclusive possui ferramentas que facilitam as vendas, como:

  • Busca por lojas;
  • Catálogo de produtos e serviços; 
  • Carrinho de compras.

Em abril de 2023, a Meta lançou mais uma funcionalidade para o WhatsApp Business: o pagamento com cartão de crédito ou débito. Isso significa que, além de gerar um pedido, os consumidores podem concluir a compra sem sair do aplicativo. 

O WhatsApp Pay para negócios aprimora a experiência dos usuários ao permitir que eles concluam uma compra via WhatsApp. E também torna o aplicativo mais parecido com um marketplace, ou seja: uma plataforma de vendas digitais que reúne várias empresas. 

Confira neste artigo como aproveitar a tendência das compras por canais de conversa usando bots no WhatsApp para aumentar o número de vendas.

Por que usar um chatbot no WhatsApp?

Segundo os dados da pesquisa Conversational Commerce, a maior vantagem do WhatsApp para 53% dos consumidores é a possibilidade de diálogo. Essa interação direta e personalizada aumenta a confiança do usuário e sua satisfação durante a compra.

Através do chat do WhatsApp, os consumidores podem tirar dúvidas, obter mais informações sobre os produtos e até mesmo negociar preços. Outras vantagens são destacadas, como: 

  • Centralidade para comparar produtos; 
  • Não é necessário instalar um novo app; 
  • A compra pode ser interrompida e continuada no tempo do cliente. 

Por outro lado, desvantagens também foram citadas. A principal delas foi a demora para receber respostas, apontada por 23,3% dos consumidores, que pode ser resolvida com o uso de bots no WhatsApp.

Chatbots são capazes de atender 24h por dia, 7 dias por semana, reduzindo o tempo de espera com respostas rápidas e precisas. Além disso, chatbots para WhatsApp melhoram a experiência dos clientes e podem coletar informações sobre eles, se forem integrados a sistemas de gestão de relacionamento, como CRM.

Vantagens da compra via WhatsApp

Automatizar o processo de compra via WhatsApp é a melhor forma de aproveitar a tendência de compras por canais de conversa. E, como o WhatsApp aposta em ferramentas para negócios, vale a pena investir em soluções para aumentar o número de vendas.

Primeiro, porque realizar compras de forma conveniente e rápida simplifica a jornada do cliente e economiza o tempo dos usuários. Por exemplo: acessando o catálogo de produtos e gerando pedidos diretamente pelas conversas do WhatsApp, não é mais necessário alternar entre diferentes aplicativos ou sites para fazer suas compras. 

Ainda de acordo com a pesquisa Conversational Commerce, 17,4% dos consumidores afirmam que o maior inconveniente ao realizar compras por canais de conversa é não poder pagar na própria plataforma. Cerca de 80% se sentiriam seguros com métodos de pagamento diretamente nas plataformas. 

A boa notícia é que o pagamento por meio do WhatsApp já é possível após o lançamento do WhatsApp Pay para negócios. A funcionalidade foi liberada para testes no segundo semestre de 2023, e deve ser lançada para todas as contas comerciais até 2024. 

Enquanto o WhatsApp Pay para negócios não é lançado, ainda é necessário que um atendente receba o pedido gerado pelo usuário, calcule o valor e solicite o pagamento manualmente. A não ser que a empresa utilize o bot de vendas para WhatsApp desenvolvido pela Elife. 

Como funciona o bot de vendas?

O bot de vendas desenvolvido pela Elife possibilita criar um catálogo de produtos dentro do WhatsApp a partir de uma automação. Dentro de uma conversa do cliente com o chatbot, essa automação é capaz de identificar os itens do carrinho e calcular o valor total deles, para que o usuário conclua a compra via WhatsApp

Funciona assim: o cliente escolhe os itens do catálogo, gera um pedido e o envia para a empresa. Depois, o bot calcula o valor total e encaminha a conversa para uma opção que leve ao pagamento. 

A partir do momento que o cliente fecha o carrinho, algumas opções de destino são:

  1. Direcionar a informação para um atendente humano concretizar a venda;
  2. Enviar a informação para um sistema da empresa por meio de uma integração, que gera um boleto e o encaminha para um e-mail informado pelo usuário;
  3. Gerar um link de pagamento externo para o usuário concluir a compra, caso a empresa possua um sistema que identifique “gatilhos” do bot.

Caso a empresa possua outras necessidades, os especialistas em atendimento da Elife podem desenvolver uma opção sob medida para o seu negócio. A Elife é a única solução do mercado que oferece o serviço completo: plataforma, criação, monitoria e ajustes para o seu chatbot.

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